Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Atividades sociais e de saúde marcam Dia da Mulher em Boa Vista do Tupim

palestra
Profissionais orientaram as mulheres do município a respeito dos cuidados necessários para o controle de doenças | FOTO: Reprodução/PMBV |

Desde meados da década de 1960, convencionou-se comemorar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Essa data é considerada como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista e social. Partindo dessa premissa, a Secretaria de Assistência Social do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, celebrou o Dia da Mulher com muitas atividades sociais e na área de saúde. As mulheres do município foram homenageadas pela secretária municipal de Assistência Social, pasta comandada por Karina Maria Barreto Lauria Trabuco, com atividades no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

“A mulher exerce cada vez mais um papel de protagonista na sociedade atual, embora ela ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcal em seu dia a dia. E para nós, que trabalhamos com mulheres socialmente vulneráveis, é importante nestas datas destacamos a sua importância para a nossa sociedade”, aponta a secretária Karina Trabuco.

O Dia Internacional da Mulher em Boa Vista do Tupim foi comemorado também pelo Unidade de Saúde da Família Joana Gomes de Arruda, no bairro dos Artistas. Na última sexta-feira (6), os profissionais do PSF realizaram uma atividade para os hipertensos e diabéticos acompanhados pelo Programa Municipal Hiperdia, da referida unidade de saúde. Por meio dessa estratégia, todo o mês é realizado um encontro dos cadastrados no programa para orientação e controle de sua morbidade.

As mulheres do município participaram de atividades físicas, caminhada e sessão de alongamento, além de café da manhã, palestras e aferição da pressão arterial | FOTO: Divulgação/PMBV |

Dentre as atividades comemorativas realizadas, merecem destaque as atividades físicas de caminhada e a sessão de alongamento, além do café da manhã, palestras e aferição da pressão arterial. Participaram desse evento os Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem. “Na oportunidade, a enfermeira Roberta Carneiro abordou questões pertinentes à hipertensão e diabetes, focando no tratamento medicamentoso e não medicamentoso e complicações da descompensação”, ressalta a secretária de Assistência Social, que também é enfermeira.

Durante o evento, a dentista Mayane Trabuco abordou em palestra a relação da pressão arterial e diabetes com a saúde bucal. Já a médica Vivian Fong orientou os presentes sobre os cuidados necessários para o controle dessas doenças. Participaram desse evento mais de 53 pessoas. Vale informar, que as atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher em Boa Vista do Tupim foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e total apoio do prefeito João Durval Passos Trabuco (Gidu do PT).

Confira mais imagens do Dia Internacional da Mulher em Boa Vista do Tupim:

1 / 15
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas