Ícone do site Jornal da Chapada

Governo anuncia mais cinco armazéns da agricultura familiar

sdr
De acordo com o diretor da CAR, o êxito da unidade com experiência é uma conquista dos movimentos sociais | FOTO: Reprodução/SDR/Secom |

O Governo da Bahia vai implantar mais cinco armazéns da agricultura familiar em diferentes territórios de identidade. O anúncio foi feito pelo diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, durante a comemoração, na quinta-feira (12), pelo segundo ano do primeiro Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária do estado, no município de Serrinha, no nordeste baiano.

A iniciativa integra as ações do programa Vida Melhor no Campo, por meio do projeto Bahia Produtiva, da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). De acordo com Wilson Dias, o próximo território a receber a estrutura será o de Vitória da Conquista, onde está a maior concentração de associações e cooperativas organizadas.

“A previsão é que o estabelecimento seja implantado em mais três territórios, além da Região Metropolitana de Salvador, formando uma grande rede solidária de comercialização. A SDR/CAR está trabalhando para fortalecer as práticas da agricultura familiar, economia solidária e do desenvolvimento sustentável”, explicou Dias.

O êxito da unidade com experiência, segundo o diretor da CAR, é uma conquista dos movimentos sociais que buscam o crescimento econômico e também a garantia de qualidade de vida nas comunidades rurais. “Além de comercializar e divulgar os produtos, o Armazém serve como ponto de apoio para dar suporte logístico aos empreendimentos que comercializam para programas governamentais, como PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar]”.

Dois anos de mais apoio ao segmento
O Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha completa dois anos de funcionamento com cerca de 40 cooperativas, a maior parte do Território do Sisal, comercializando uma variedade de produtos como mel, café, beiju, biscoito, cachaça, feijão, chocolate, compotas e artesanato de diversos tipos.

A unidade tem capacidade para até 150 toneladas de produtos secos e 15 toneladas de produtos congelados ou refrigerados. Um auditório para eventos de formação com cozinha e refeitório compõe o restante da estrutura do empreendimento.

A presidente da Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco Sertão Central), responsável pela gestão da unidade, Eleneide Alves Cordeiro, afirmou o o momento é de celebração. “Essa foi uma grande conquista para os agricultores baianos. Quando os associados colocam seus produtos aqui dentro, eles ficam mais motivados e esperançosos, pois ganham a possibilidade de estabelecer novas frentes comerciais. É uma grande vitória, e vem mais por aí”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas