Ícone do site Jornal da Chapada

Governador entrega ônibus escolares e sementes para agricultores em Feira de Santana

rui
Rui Costa durante ato público em Feira de Santana | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

Os estudantes da zona rural de 97 municípios baianos vão chegar ao colégio, com mais conforto e segurança, nos 98 novos ônibus entregues na manhã desta segunda-feira (16) pelo governador Rui Costa. A solenidade, com a presença de 76 prefeitos, foi realizada em Feira de Santana, no pátio do antigo Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), onde também foram distribuídos 152.840 quilos de sementes para agricultores de 17 municípios do Portal do Sertão.

“A entrega destes 98 ônibus escolares é uma ação do governo federal que começou em 2009 e tem a participação do Governo do Estado, na compra e distribuição dos veículos para os municípios. São equipamentos importantes para o transporte dos alunos das escolas estaduais e municipais”, afirmou Rui Costa.

Prefeito de Boa Vista do Tupim, João Durval Trabuco informa que o município possui uma zona rural grande, com 15 acampamentos de reforma agrária e cinco povoados. “Nós temos 14 ônibus, este é o décimo quinto, que vem dar mais conforto e tranquilidade para as crianças. Este é um dos programas mais importantes em parceria com os governos federal e estadual, pois incentiva as crianças da zona rural a irem para a escola”.

Visitas a escolas
Também nesta segunda-feira, o governador visitou a o Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, onde estuda a campeã brasileira das Olimpíadas de Matemática, Janaína Santana Santos. Nas olimpíadas nacionais, ela tem duas medalhas de ouro e duas de bronze, e, na competição estadual, ganhou três medalhas de ouro e uma de bronze. As olimpíadas são organizadas pelo Ministério da Educação, pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Celiane Mendes, 16 anos, faz o 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Celita Franca Silva, que não estava no roteiro de Rui. Ela e um grupo de colegas convidaram o governador para conhecer a escola, que fica no pátio do Derba. “Muitas pessoas não sabiam que tem essa escola aqui. A gente queria chamar a atenção de alguma forma, para que Rui conhecesse as condições o colégio. Ele pode sugerir ao secretário que faça algumas melhorias”.

Escola Municipal
O governador também visitou a Escola Municipal Ely Queiroz de Oliveira. A diretora Vânia Nery disse que receber o governador é um avanço. “Nunca ouvi falar de um governador visitando escolas municipais. Isso nos dá um ganho pedagógico porque podemos fazer parceria com o Estado. Nós temos o ensino fundamental 1 e 2, e o Estado oferece o ensino médio. Podemos fazer a ponte para que os alunos saiam daqui mais preparados para enfrentar o ensino médio e a entrada no ensino superior”.

Agricultura familiar
Sobre as sementes distribuídas, Rui disse que “é uma entrega simbólica para os agricultores familiares, significando o início do trabalho de distribuição”. Será distribuído o total de R$ 10 milhões em sementes para todo o estado, beneficiando 296 municípios de 18 territórios de identidade, contemplando 137,5 mil agricultores familiares.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a entrega de sementes simboliza a importância que os governos estadual e federal dão à zona rural. “O mundo rural tem uma importância muito grande com relação à produção de alimentos, nas relações de trabalho e no cuidado com o meio ambiente”. Segundo ele, as sementes distribuídas foram compradas da própria agricultura familiar.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas