Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: ‘Semeando Águas no Paraguaçu’ debate gestão das águas na próxima quarta em Seabra

foto
O projeto tem como objetivo mobilizar os agentes locais para a recuperação ambiental da bacia do rio Paraguaçu | FOTO: Luis Barbosa/Conservação Internacional |

Com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre diversas formas de gestão de águas no Brasil, acontecem no dia 25 de março, próxima quarta-feira, o Seminário “Diálogo das águas: compartilhando experiências de gestão das águas no Brasil” e, no dia 26 de março, a oficina “Pacto pelas águas”, reunindo representantes do poder público e de organizações da sociedade civil. Os eventos ocorrem no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no campus do município de Seabra, na Chapada Diamantina, das 8h30 às 17h (Diálogo das Águas) e de 8h30 às 16h (Oficina Pacto pelas Águas). O seminário é aberto ao público e a oficina oferta 50 vagas, mediante inscrição prévia. Os dois eventos são gratuitos.

Diálogo das águas
Por meio da troca de experiências de gestão das águas no Brasil, o seminário tem como objetivo divulgar a importância do assunto aos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu, a fim de aprofundar a discussão sobre a gestão das águas a nível territorial.

O evento contará com representantes da Petrobras, da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Conservação Internacional (CI-Brasil), da Prefeitura Municipal de Seabra, do Comitê da Bacia do Paraguaçu, do Conselho de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina (Codeter) e da Promotoria Regional Ambiental do Alto Paraguaçu. Serão apresentadas as experiências de Gestão de Bacia Hidrográfica e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o Projeto Semeando Águas no Paraguaçu e o Programa Cultivando Água Boa. Após as apresentações, haverá a oportunidade de diálogo com o público.

Pacto pelas águas
A oficina tem como objetivo realizar um planejamento de ações para a construção de Pactos pelas águas, que irão incentivar o compromisso de cada instituição do Alto Paraguaçu com a Bacia do Rio Paraguaçu. São ofertadas 50 vagas para membros do poder público, organizações da sociedade civil, associações e representantes dos colegiados regionais.

Os eventos são realizados pelo Projeto Semeando Águas no Paraguaçu, executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem como objetivo mobilizar os agentes locais para a recuperação ambiental da bacia do rio Paraguaçu, além de implantar ações de referência para a adequação ambiental das propriedades rurais e de restauração ecológica de matas ciliares e nascentes.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas