Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Comunidade rural em Boa Vista do Tupim terá criatórios de tilápia

cria
As obras para a implantação dos tanques estão a todo o vapor | FOTO: Divulgação/PMBVT |

As obras de construção de tanques para a criação de peixes com água de rejeito do dessalinizador da região do distrito de Cebola, zona rural do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, já começaram. A informação foi passada, nesta quinta-feira (19), pela prefeitura municipal e as obras foram iniciadas na última quarta-feira (18) por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e com a Bahia Pesca.

A água será aproveitada dos dessalinizadores | FOTO: Divulgação/PMBVT |

O projeto servirá para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região do Cebola, com a inserção de mais um produto para a comercialização. De acordo com o prefeito da cidade, o petista João Passos Trabuco (Gidu), a intenção é elevar a renda dos beneficiados e inserir mais uma proteína na alimentação. “A tilápia, o peixe utilizado neste projeto, é de uma espécie resistente a diversos tipos de qualidade de água, podendo assim ser criada nas condições da água de rejeito do processo de dessalinização”, informa o gestor.

Vale destacar ainda, que esse projeto também poderá gerar o cultivo de capim, por meio de pequenas irrigações, para a transformação em feno que será aproveitado nos longos períodos de estiagem. “Esse projeto é viável utilizando toda a água que é rejeitada no processo de dessalinização, nos locais onde possui esse sistema”, completa o prefeito de Boa Vista do Tupim.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas