Ícone do site Jornal da Chapada

Consórcios devem ampliar oferta de serviços e melhorar saúde pública na Bahia, diz Rui Costa

foto
O governador Rui Costa | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

Um novo modelo de serviço na saúde pública vai ser apresentado pelo governador Rui Costa a dezenas de prefeitos da Bahia com os propósitos de resolver os maiores gargalos da oferta de serviços à população. A solenidade acontece na próxima sexta-feira (20), às 9h, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). O objetivo é construir inicialmente 10 policlínicas, com até 13 especialidades, tendo o Estado e municípios como gestores. Os consórcios entre municípios e governo serão criados para financiamento na área de saúde pública.

“Vamos trabalhar para garantir ao cidadão que o seu exame ou consulta com especialista seja marcado, com data e horário, já no atendimento na Unidade Básica, no posto de saúde de sua referência. Ele vai sair já com uma agenda como acontece na rede privada. Isso é fortalecer a Saúde Básica e continuidade do tratamento mais indicado pelo medico na porta de entrada”, enumerou Rui.

Os consórcios passarão a financiar a realização de procedimentos mais complexos, com destaque para a implantação de 10 Policlínicas, inicialmente. Nessas unidades serão feitos exames como ressonância magnética, mamografia e outras intervenções laboratoriais de imagem. Para o governador Rui Costa, a iniciativa vai ter como maior resultado um menor tempo de atendimento aos cidadãos e maior precisão no diagnóstico médico, encurtando a distância da Saúde pública de qualidade. “O município sozinho não tem condições de ofertar integralmente os serviços necessários à população, que dependem de investimentos e custeio muito elevados”, observa Rui.

Serviços oferecidos pelos consórcios
Consultas especializadas
· Cardiologia (prioritário)
· Angiologia (prioritário)
· Endocrinologia (prioritário)
· Neurologia
· Otorrinolaringologia
· Urologia
· Gastro-endoscopia digestiva
· Mastologia
· Oftalmologia
· Clínica médica
· Traumato-ortopedia
· Cirurgia geral
· Ginecologia-obstetrícia

Serviços de apoio e diagnóstico
· Audiometria
· MAPA
· Eletroencefalografia
· Exames laboratoriais
· ECG
· Ergometria
· Mamografia
· Tomografia computadorizada
· Ressonância
· Ultrassonografia
· Biópsias
· RadiologiaEndoscopia

Outros serviços opcionais
· Consulta fisioterapeuta
· Consulta nutricionista
· Consulta psicologia
· Consulta terapia ocupacional
· Assistência social

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas