Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Manifestantes reivindicam sede própria da Uneb no município de Seabra

uneb
Protesto cobra a sede do extinto Derba como local para as instalações da Uneb na cidade | FOTO: Divulgação |

Estudantes, funcionários e professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do campus de Seabra, na Chapada Diamantina, saíram às ruas em passeata pacífica com o lema ‘O Derba é da Uneb’, na segunda-feira (23). Os manifestantes protestaram e cobraram a sede do extinto Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para as instalações da Uneb na cidade.

De acordo com informações encaminhadas ao Jornal da Chapada pela diretora, professora Iranice Carvalho da Silva, o campus de Seabra funciona em prédio alugado há mais de 11 anos. “[Esse prédio] já não comporta as atividades acadêmicas fundamentais às necessidade da universidade, tais como ensino, pesquisa e extensão; também já não há espaço para a instalação de novos cursos demandados pela região nem a implantação de pós-graduação latu sensu e structu sensu”.

O campus de Seabra funciona em prédio alugado há mais de 11 anos | FOTO: Divulgação |

Ainda segundo a diretora, o espaço ocupado pelo Derba está em localização privilegiada, na entrada da cidade, e que isso “garantirá segurança aos universitários que estudam em sua maioria à noite”. Essa área tem extensão de 40 mil metros quadrados e apresenta uma infraestrutura que permite a expansão do campus.

“O reitor da universidade, professor José Bites de Carvalho já encaminhou o pedido ao governador do estado. Caso esta solicitação seja deferida, será uma nova conquista para Seabra e para a região da Chapada Diamantina, que se beneficiará ainda mais com a expansão da Uneb na região”, completa Iranice da Silva.

O reitor da universidade já encaminhou o pedido ao governador do estado | FOTO: Divulgação |
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas