Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Piritiba é multado pelo TCM por gastos elevados no São João

O ex-prefeito do município chapadeiro, Ivan Cedraz | FOTO: Divulgação |

piritiba
O prefeito do PSB alegou que os festejos resultaram em um incremento de receita, mas não apresentou documentos para comprovar o que dizia na defesa | FOTO: Reprodução/TV do Servidor |

O prefeito do município de Piritiba, na Chapada Diamantina, Ivan Silva Cedraz (PSB), foi multado em R$ 5 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta terça-feira (24), por promover despesas no montante de R$ 965.575,00 com a realização de festas juninas em plena situação de emergência municipal, no exercício de 2013. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, afirmou não ser razoável o dispêndio quase milionário com festas, justo no momento em que a situação do município exigia o máximo de ações estatais em priorização da proteção à vida dos piritibanos afetados pela seca.

Em sua defesa, o prefeito socialista alegou que os festejos resultaram em um incremento de receita em benefício da municipalidade, com a visita de cerca de 80 mil turistas que teriam lotado as pousadas e hotéis da cidade e movimentado o comércio local. No entanto, não foram apresentados quaisquer documentos comprobatórios, como demonstrativos de receita e relatórios resumidos de execução orçamentária, que evidenciassem um aumento na arrecadação tributária ou outros benefícios diretamente decorrentes das festas realizadas com recursos públicos. Inclusive, o decreto emergencial emitido pelo gestor, apenas três meses após os gastos, foi motivado justamente pela diminuição da arrecadação no movimento econômico. Ainda cabe recurso da decisão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas