Ícone do site Jornal da Chapada

Polícia reduz crimes contra a vida em Salvador, diz SSP

carol
Armas e munição apreendidas pela PM | FOTO: Ilustração/Carol Garcia/Secom |

O trabalho integrado das polícias Militar, Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros, além do uso de tecnologia – câmeras, GPS e Centro Integrado de Comando e Controle Regional – resultou na redução de 5,9% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Salvador, numa comparação entre 2014 e o ano anterior. Foram 1.397 casos registrados no ano passado contra 1.485 em 2013, números que estão publicados na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado.

A diminuição do CVLI na capital baiana impressiona, levando-se em consideração que em 2014 policiais militares, responsáveis pelo patrulhamento ostensivo, paralisaram as atividades por conta de uma greve. Entre os dias 15 e 21 de abril, período em que a maioria do efetivo cruzou os braços, a Secretaria da Segurança Pública contabilizou um aumento de 300% de mortes, se comparada à mesma semana de 2013. Foram 84 ocorrências em 2014 contra 21 registros no ano anterior. Em Feira de Santana, segunda maior cidade baiana, em apenas um dia, foram registrados 48 homicídios.

“Apesar desse problema, conseguimos colocar nas ruas unidades especializadas e, com o apoio do Ministério da Justiça, tropas federais reforçaram a segurança. Houve uma redução das mortes violentas em Salvador, embora acontecesse um pequeno aumento nos números totais, em termos de toda a Bahia”, explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. O reflexo negativo da paralisação da PM ficou refletido no índice do estado, com um aumento de 4,8% desses crimes.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas