Ícone do site Jornal da Chapada

Moradores de Ipirá ficam em alerta com suposto surto de chikungunya

o estado não está na lista de prioridade do Ministério da Saúde para receber novos estoques do inseticida |FOTO: Divulgação|

dengue
Conforme dados da Sesab, foram registradas um total de 814 amostras com suspeita de dengue, com 61 casos confirmados em Ipirá | FOTO: Reprodução |

De acordo com matéria publicada pelo site Bahia Notícias, os moradores de Ipirá, na região da Bacia do Jacuípe, vem se queixando de um suposto surto de dengue e chikungunya na cidade. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica local, Renata Franco, oficialmente 104 casos suspeitos de chikungunya e 34 de dengue foram notificados na cidade. Ao site da capital, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que não há confirmação de casos da febre em Ipirá, mesmo com as queixas da população. Para confirmar os casos, as amostras dos pacientes são colhidas em exames de sangue e depois seguem para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Salvador.

Ainda conforme publica o site, de acordo com Renata Franco, ao contrário da dengue, os resultados de chikungunya não são atualizados semanalmente. Até o momento, quatro casos de chikungunya deram resultado negativo. Durante a Semana Santa, um servidor da unidade de saúde disse que cerca de 400 pessoas se dirigiam ao hospital com queixas de febre, além de dor de cabeça e nas articulações, sintomas que podem indicar as duas doenças, que têm o mesmo mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

A coordenadora não confirmou o número, mas atestou o aumento de atendimentos na unidade. “Houve um aumento de fluxo e de sintomas de virose. Como as pessoas estão com medo por não saber qual é o problema, então, qualquer sintoma, elas vão para o hospital. Mas a gente tem de fazer a investigação do caso e, com os resultados dos exames, poder descartá-los ou confirmá-los”, disse. Ainda segundo Renata, as suspeitas aumentaram a partir de 11 de março. Conforme dados da Sesab, de janeiro passado até esta segunda-feira (6), foram registradas um total de 814 amostras com suspeita de dengue, com 61 casos confirmados em Ipirá. As informações são do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas