Ícone do site Jornal da Chapada

Urgente: Ex-deputado Luiz Argôlo é preso pela PF em nova fase da Lava Jato

argolo
Ex-deputado baiano Luiz Argolo, que não conseguiu se reeleger e tem base política em Itaberaba, na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Arquivo |

O ex-deputado André Vargas (sem partido) foi preso na manhã desta sexta-feira (10), em Londrina (PR) na nova etapa da operação Lava Jato denominada “A Origem”, deflagrada nesta manhã. Ele foi preso em um condomínio residencial, no norte do Paraná, onde mora com a família. Também foram presos o deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), o irmão de André Vargas, Leoon Vargas, Pedro Correia, que já cumpre prisão pelo mensalão do PT, Ivan Mernon da Silva Torres, Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo e Ricardo Hoffmann, que é diretor de uma agência de publicidade.

No caso de Vargas, a relação entre o ex-parlamentar e o doleiro Alberto Youssef, um dos principais alvos da operação e acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro internacional, veio a tona desde o começo das investigações. A PF interceptou contatos entre o doleiro e o deputado – 270 mensagens de texto trocadas pelo aparelho BlackBerry, entre 19 de setembro de 2013 e 12 de março de 2014.

A suspeita é de que Vargas trabalhava em favor da rede articulada pelo doleiro, tendo inclusive feito lobby para o laboratório Labogen, de Leonardo Meirelles outro réu da Lava Jato, no Ministério da Saúde. Além disso, o parlamentar chegou a viajar de férias com a família em um jatinho fretado pelo doleiro em 2013. As informações são do Estadão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas