Ícone do site Jornal da Chapada

Neojiba será ampliado com reforço de US$ 1,6 milhão

neo
Programa social de excelência do Governo do Estado vai atender a mais jovens baianos com a compra de novos instrumentos musicais e estruturação da sua lutheria | FOTO: Reprodução/João Raimundo Santana |

Um acordo de cooperação técnica para ampliar a interiorização, aquisição de instrumentos musicais e estruturação da lutheria (oficina de instrumentos) do Programa Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) será assinado, nesta quarta-feira (15), entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A assinatura do termo acontecerá às 17h, durante o ensaio geral do NEOJIBA, na sala de ensaios do Teatro Castro Alves, pelo titular da SJDHDS, Geraldo Reis, e a representante residente adjunta do PNUD no Brasil, Ana Inés Mulleady.

Com vigência prevista de dois anos, o Prodoc, projeto que é alvo do termo de cooperação, contará com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) para a sua execução. O custo total é de US$1,6 milhão, e as compras, realizadas por meio do Pnud, ficam isentas de tributação, representando uma economia de 50% do valor operacional. Com a aquisição de um número maior de instrumentos musicais mais baratos e de qualidade, por meio de licitações internacionais, a cooperação vai possibilitar a ampliação do NEOJIBA, com o apoio a projetos musicais parceiros e a criação e consolidação de novos núcleos orquestrais, estendendo a área de atuação territorial do programa. Deste modo, o Governo da Bahia promove mais desenvolvimento social para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade.

Neojiba
Com a missão de promover o desenvolvimento humano e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade por meio de prática musical coletiva e de excelência, o Neojiba atende, diretamente e de forma contínua, a mais de mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, em sete núcleos na capital e no interior da Bahia.

Na Bahia já são mais de 4.500 pessoas beneficiadas pelo Programa, que realiza formação em música orquestral e canto coral, ações de desenvolvimento social e apoio pedagógico a 17 projetos orquestrais do interior do estado, em 21 municípios. Os integrantes do Programa NEOJIBA, selecionados a integrar o Núcleo de Gestão e Formação Profissional (NGF), com perfil de Cadastro Único, recebem bolsa-auxílio para subsidiar a participação nas atividades.

Também, vários núcleos de práticas orquestrais estão sendo implantados em áreas de Base Comunitária de Segurança, do programa Pacto pela Vida, promovendo ações musicais e pedagógicas nos bairros onde a presença do Estado é mais necessária, tanto na RMS e como em municípios do interior.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas