Ícone do site Jornal da Chapada

Governo cometeu crime de responsabilidade fiscal; oposição pode pedir impeachment

dilma
A presidente Dilma Rousseff | FOTO: Roberto Stuckert Filho/PR |

O Tribunal de Contas da União (TCU) declarou “não haver mais dúvidas de que o governo Dilma incorreu em crime de responsabilidade fiscal”. A declaração foi dada com base na utilização de recursos púbicos para inflar artificialmente resultados e também para melhorar contas da União. Com isso, intenção da oposição de pedir impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) ganha força.

Relator do processo no TCU, José Múcio afirma que “faltou dinheiro e a conta foi paga por terceiros”. Segundo as contas que ele comandou, mais de R$ 40 bilhões foram sacados pela União de contas do Banco do Brasil, Caixa e BNDES. Esse saque foi feito com o objetivo de se aproximar da meta do superávit primário.

Após as manifestações no último dia 12 de abril, o PSDB pediu ao ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior que avaliasse a possibilidade de crime de responsabilidade fiscal. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente tucano, afirmou em entrevista que a resposta seria decisiva para uma movimentação de seu partido — o principal da oposição — em relação ao pedido de impeachment. Do Yahoo Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas