Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim discute educação especial e forma diretores e coordenadores pedagógicos

foto
Atividade de educação em Boa Vista do Tupim contou com a palestra de assistente social e da secretário Karina Trabuco | FOTO: Divulgação |

Seguindo os investimentos em políticas públicas para a educação, a prefeitura municipal de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, realizou a primeira formação para diretores e coordenadores pedagógicos. O município é atualmente administrado pelo gestor João Durval Passos Trabuco (Gidu do PT) e a formação aconteceu por meio da Rede de Proteção Básica, formada pelo tripé educação, assistência social e saúde. O evento foi realizado no último dia 10 de abril, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Coordenadores e diretores pedagógicos ouviram a palestra do assistente social, Ivanildo Sancho | FOTO: Reprodução |

Na oportunidade, foi discutido o histórico da luta pelo direito à educação especial, educação inclusiva e a Política Nacional de Educação Especial. Esses assuntos, inclusive, foram temas das palestras do assistente social, Ivanildo Sancho e da secretária municipal de Assistência Social, Karina Maria Barreto Lauria Trabuco.

“Além desses assuntos, abordamos ainda como a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer deve proceder para realizar a avaliação do público alvo. Assuntos que foram temas das palestras da psicopedagoga Raidalva Conceição Araújo e da pedagoga Jeane Pereira de Almeida Lopes”, informa a secretária Karina.

De acordo com informações, o desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil começou no século 19, quando os serviços dedicados a esse segmento da população foram trazidos por alguns brasileiros que viviam na América do Norte. Esses brasileiros se dispunham a organizar e a implementar ações isoladas e particulares para atender as pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais.

A formação contou com a participação de profissionais da rede pública de ensino | FOTO: Reprodução |
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas