Ícone do site Jornal da Chapada

Afonso Florence adverte: PL 4330 só não baixa salários se sindicatos forem fortes e organizados

http://cdn.jornaldachapada.com.br/2014/12/afonso-florence.jpg
O deputado federal Afonso Florence | FOTO: Reprodução |

Durante participação nesta terça-feira (21) no programa Debate Brasil, da Rede TV, o deputado federal Afonso Florence (PT/BA) declarou que a aprovação do PL 4330, que altera as regras da terceirização do trabalho no Brasil, só não será capaz de promover reduções nos salários se houver forte intervenção dos sindicatos. O debate também teve a presença do relator da matéria, deputado Arthur Maia (SD/BA). A declaração do parlamentar foi dada após a dúvida de um telespectador sobre as possibilidades de queda nos rendimentos dos cargos que porventura sofressem a terceirização. “Seu salário só não vai ser reduzido se seu sindicato for forte e vocês [trabalhadores] se organizarem em torno de uma campanha salarial na data-base. Fazerem greves ou acordos coletivos que garantam os seus direitos”, apontou Florence.

O deputado defendeu uma outra forma de garantir a manutenção do nível de emprego e salários através do investimento público, como ampliação de estradas, ferrovias, criação de novas universidades e transferência de renda com o aumento do salário mínimo. Segundo ele, tais medidas foram a tônica dos governos Lula e Dilma, o que fez com que o Brasil fechasse 2014 com o maior índice de emprego e o melhor poder aquisitivo popular da história. A História é contra – Outro destaque do debate foi quando o deputado Arthur Maia citou que o PL 4330 foi inspirado em legislações internacionais que trataram do tema da terceirização de maneira supostamente positiva. Em resposta ao argumento, Florence situou a medida na história e esclareceu que, nestes países, houve prejuízos flagrantes ao trabalhador com os ajustes.

“A terceirização foi adotada na Inglaterra, nos Estados Unidos e em outros países europeus justamente no período do recrudescimento neoliberal. Houve enorme resistência dos sindicatos e o balanço que é feito é que houve redução dos salários dos funcionários contratados pelas terceirizadas”, ensinou. As medidas tiveram início nas eras do presidente americano Ronald Reagan e da primeira-ministra inglesa Margareth Tatcher, lembradas entre os períodos mais sombrios para os trabalhadores em todo o mundo. O petista lembrou ainda que a situação só não foi pior porque houve exatamente a luta organizada dos sindicatos que ajudou a proteger a massa salarial, aliada a outras variáveis macroeconômicas entre os anos 80 e 90.

Apesar das dificuldades que o projeto promove, Florence garantiu que a luta legislativa pela manutenção e ampliação de direitos vai continuar no Congresso e que na próxima quarta-feira (23), data da votação dos destaques do PL 4330, as negociações continuarão em prol do trabalhador. Uma obstrução das votações não está descartada, segundo ele.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas