Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Inaugurada primeira etapa do projeto Baixio de Irecê

baixio
| FOTO: Manu Dias/GOVBA |

Agricultores familiares do semiárido baiano compareceram à Boa Vista, distrito de Xique-Xique, no Vale do Rio São Francisco, onde acompanharam a inauguração da primeira etapa do projeto Baixio de Irecê na manhã desta segunda-feira (27). A proposta, executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), com apoio do Governo do Estado, é dar infraestrutura para os produtores. Os primeiros 49 agricultores familiares escolhidos por meio de seleção pública assinaram os contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e já esperam os lotes de terras, que passam pelo processo de desmatamento e, posteriormente, vão receber tratamento do solo para o plantio.

“É a realização de um sonho. Agora vou poder melhorar a renda familiar com o cultivo de bananas e gerar empregos “, afirma a agricultora familiar Raildes Bastos. A partir da ocupação dos lotes, a expectativa é que sejam gerados 318 empregos diretos e 636 indiretos, com estimativa de uma safra de 20 toneladas de frutas.

| FOTO: Manu Dias/GOVBA |

Irrigação
Um canal de irrigação instalado em Boa Vista é a esperança de tempos melhores para a agricultura da região. Com 42 quilômetros de extensão, o equipamento vai ser utilizado para irrigar os 53 lotes de terras entregues aos agricultores familiares. “Com as bombas de sucção, captamos a água no Rio São Francisco. As bombas jogam a água para o canal de irrigação e de lá é feita a distribuição da água “, explica o diretor de infraestrutura da Codevasf, Sérgio Coelho.

O objetivo é que as famílias consigam se manter e desenvolver os próprios lotes. “Para nós, agricultores familiares, é fantástico. O nosso grande problema sempre foi a falta de água, e agora temos a oportunidade de produzir. A água é um grande presente”, comemora o agricultor Humberto Cavalcanti.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas