Ícone do site Jornal da Chapada

Exército vai atuar no atendimento às vítimas da chuva em Salvador

foto
Governador Rui Costa, o ministro da Integração, Gilberto Occhi e o prefeito de Salvador ACM Neto concedem entrevista coletiva sobre as áreas atingidas pelas chuvas | FOTO: Reprodução/Alberto Coutinho/GOVBA |

O governador Rui Costa, acompanhado do ministro da Integração, Gilberto Occhi, e do prefeito de Salvador, ACM Neto, sobrevoou, na manhã desta terça-feira (28), a capital baiana para avaliar os impactos das chuvas que atingem a cidade. Eles se reuniram no gabinete do governador e, juntos, concederam uma entrevista à imprensa no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sobre as medidas que serão tomadas para diminuir os prejuízos e minimizar os danos à população soteropolitana e também do interior baiano.

Segundo o governador, homens do Exército vão auxiliar na retirada de moradores de áreas ameaçadas. “Depois desse sobrevoo, pudemos notar e mapear pelo menos dez áreas mais críticas em Salvador, que ficam em bairros como São Caetano, San Martin, Subúrbio, Fazenda Grande e Pau da Lima. Agora o nosso esforço maior é o de elaborar ações de prevenção e de salvamento de vidas, com atuação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesas Civis federal, estadual e municipal. A partir de hoje também será solicitada ajuda do Exército, inclusive para a remoção das famílias e de mobiliários e pertences que estão em casas ameaçadas pelas chuvas”, disse Rui Costa.

Durante a reunião no gabinete, por telefone, a presidente Dilma Rousseff reforçou o apoio à Bahia e afirmou que o Exército segue à disposição para atender às necessidades dos baianos enquanto as chuvas continuarem atingindo o estado. Depois do encontro, ao lado do ministro e do prefeito, Rui Costa anunciou as medidas emergenciais para a cidade de Salvador.

Governador se reúne com autoridades para discutir ações nas áreas atingidas pela chuva | FOTO: Manu Dias |

O governador ainda fez um pedido aos moradores de áreas de risco: “O que eu peço é que a população compreenda e colabore com o trabalho das equipes que visitarão as zonas ameaçadas e que o desejo de todas as instâncias é o de salvar vidas. Essas pessoas podem ter certeza que não ficarão desamparadas e nos colocamos, todos aqui, à disposição para distribuição de aluguéis sociais e locais para abrigar quem precise deixar seus imóveis”.

Auxílio à população
O ministro da Integração afirmou que trouxe, por parte da presidente Dilma Rousseff, uma mensagem de solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos. “Viemos aqui, principalmente, para que não haja mais perdas de vidas humanas e o Exército Brasileiro será convocado para ajudar nesse serviço, junto aos bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil das três instâncias. Essas pessoas receberão kits humanitários, de limpeza pessoal e dormitório para que tenham o mínimo da sua condição de vida recomposto”. Occhi explicou também que o Ministério da Integração vai trabalhar para medidas de curto prazo e emergenciais, enquanto o Ministério das Cidades será acionado para medidas de médio e longo prazo.

Governador, prefeito e ministro fazem sobrevoo em Salvador nesta terça | FOTO: Manu Dias |

De acordo com ACM Neto, o trabalho de integração e sintonia entre as instâncias federal, estadual e municipal vão garantir que toda a estrutura do governo e da prefeitura estejam disponíveis para minimizar esse momento mais crítico pelo qual passa a cidade, e, por isso, o esforço imediato é o de assegurar vidas. “Para isso, hoje será assinado um decreto definindo áreas da cidade como de emergência e em situação de maior risco, para que consigamos, com maior celeridade, captar os apoios estadual e federal e, assim, prestar atendimento a essas famílias”.

Sobre a evacuação dos locais onde ainda há risco de novos desabamentos, o prefeito afirmou que algumas escolas municipais de bairros como São Caetano e Pau da Lima já estão recebendo grupos desabrigados ou em áreas de risco. Ele ainda pediu que a população atingida ou em risco procure os órgãos competentes e comunique imediatamente a situação, para haja um cadastramento e uma atenção ainda maior nessas localidades.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas