Ícone do site Jornal da Chapada

Técnico da Defesa Civil faz sobrevôo em áreas atingidas pela chuva

gabriel
O sobrevôo aconteceu através da Defesa Civil do Estado e foi realizado com um helicóptero do Graer | FOTO: Agecom/Gabriel Lima |

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) continua atuando para minimizar os estragos feitos pela chuva que incide na capital baiana desde o início da última semana. Na tarde desta segunda-feira (4), o subcoordenador de Mobilização e Capacitação Comunitária do órgão, Esmeraldo Tranquilino e o professor da Escola Politécnica da Universidade Federal de Salvador, Luis Edmundo, fizeram um sobrevôo sobre as áreas mais atingidas. Dessa forma foi possível verificar pontos estratégicos a serem trabalhados nas próximas ações do órgão. “Não conseguimos identificar locais que destoam muito dos outros em relação aos acidentes que já conhecemos. A partir do que conseguimos visualizar vamos traçar metas de trabalho”, explica Tranquilino.

Sobrevôo revela situação pós-chuvas em Salvador | FOTO: Agecom/Gabriel Lima |

O diretor-geral da Defesa Civil, Alvaro da Silveira Filho, destaca a importância da avaliação aérea. “Com o vôo é possível olhar a cidade de um outro ângulo e muito mais rápido do que se fossemos percorrer essas áreas por terra. Fizemos isso na última semana e definimos alguns postos a serem trabalhados, a partir d que analisamos hoje vamos traçar novas metas”. Conforme Silveira Filho, a preocupação também é com a reconstrução da cidade, por isso um diagnóstico do alto é importante. Pois é possível destacar todos os pontos atingidos e suas devidas proporções, principalmente os mais urgentes em intervenção.

Segundo a avaliação a área mais castigada pela chuva foi a região de São Caetano e Fazenda Grande do Retiro, ambas com alta pluviosidade segundo dados dos pluviômetros automáticos. “Fora desses locais não identificamos escorregamentos muito grandes”, disse o professor Luis Edmundo Campos. Conforme ele, a partir de agora é importante uma inspeção em campo. “Para avaliar mais detalhadamente”. O sobrevôo aconteceu através da Defesa Civil do Estado e foi realizado com um helicóptero do Grupamento Aéreo da polícia Militar (Graer).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas