Ícone do site Jornal da Chapada

Modelo de política territorial da Bahia serve de referência para o Maranhão

foto1
Seminário Nacional Plano Mais IDH e Desenvolvimento Territorial do Maranhão | FOTO: Karlos Geromy |

A política territorial baiana, que estrutura o estado em 27 Territórios de Identidade, está sendo utilizada pelo Maranhão como referência para construir seu próprio modelo de desenvolvimento territorial. Para detalhar a experiência da Bahia, o diretor de Planejamento Territorial da Secretaria do Planejamento (Seplan), Thiago Xavier, participou nesta quarta-feira (6), em São Luís, do seminário nacional “O Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Territorial do Maranhão”.

O evento, organizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão ligado à Secretaria do Planejamento do Maranhão, objetiva elaborar diretrizes para o desenvolvimento territorial dos municípios e regiões impactadas pelo Plano Mais IDH. Este projeto visa melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos 30 municípios do estado com os piores resultados.

“A melhoria de um município, contudo, está associada aos municípios no seu entorno, por isso, é necessário haver uma política territorial. Os investimentos em um município precisam estar inseridos num processo de desenvolvimento territorial”, explica Xavier. Segundo ele, a proposta do governo maranhense é adotar, igualmente à Bahia, o conceito de Território de Identidade multidimensional, o qual engloba aspectos como saúde, educação e sentimento de pertencimento.

O Maranhão planeja ainda elaborar, pela primeira vez, seu Plano Plurianual (PPA) com base territorial e com realização de escutas sociais. Para tanto, tem buscado também compreender melhor a experiência baiana, uma vez que o estado, pela terceira vez, constrói seu PPA com a participação da sociedade. De acordo com Thiago Xavier, está sendo formulado um Termo de Cooperação Técnica para formalizar a transferência do know-how da Bahia para o Maranhão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas