Ícone do site Jornal da Chapada

Governo deve estudar implantação de nova rota de turismo na Chapada Diamantina

foto1
A Setur deve fazer um estudo para viabilidade técnica e de impacto ambiental para a implantação da Rota Marimbus/Montanha | FOTO: Divulgação |

Lideranças políticas da região da Chapada Diamantina estiveram com o secretário estadual de Turismo (Setur), Nelson Pelegrino, durante audiência nesta quarta-feira (6), em Salvador. Na pauta, assuntos como o turismo no município de Nova Redenção, a Festa Literária Internacional (Flica-2015), realizada em Cachoeira, e o Festival de Jazz, em Muritiba, além do projeto de criação da nova rota Marimbus/Montanha, idealizado pelo coordenador do Fórum Pensando em Lençóis 2030, Jânio Azevedo, e que deve ser alvo de estudos pelo governo para sua implantação.

Na audiência, além da presença de Azevedo, que também é diretor de agronegócio e turismo do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapada Diamantina (Simpra), esteve representando a região, o ex-prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares (PT), e, representando Cachoeira, Marcos Ferreira. Todos foram atendidos pelo titular de Turismo por intermédio do deputado estadual Zé Neto (PT), que enviou a assessora parlamentar Manuela Batista para acompanhar o grupo.

“Na audiência o secretário Nelson Pelegrino mostrou-se sensível aos nossos pleitos, principalmente o de implantação da Rota Marimbus/Montanha, que vai aquecer o turismo na Chapada Diamantina, encurtado distâncias entre os municípios com o transporte fluvial, beneficiado também Nova Redenção, que abriga belezas naturais como o Poço Azul, a Praia da Peruca e o Morro das Araras”, ressalta Ivan Soares.

Leia também:
Aventura e gastronomia são destaques da segunda matéria da Record sobre a Chapada Diamantina
Série da Rede Record destaca paisagens e história da Chapada Diamantina; confira matéria

No encontro, as lideranças ainda apontaram ações estruturais para impulsionar o turismo na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

Para Jânio Azevedo, a viabilização do projeto da Rota Marimbus/Montanha vai diminuir a distância, em cerca 70%, entre os municípios do leste ao norte do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna). Azevedo ainda informou que durante a reunião ficou acertado que a Setur irá fazer o estudo de viabilidade técnica e de impacto ambiental para a implantação do projeto. “O secretário nos recebeu, mostrou resolutividade no atendimento aos pleitos e nos encaminhou, após a audiência, para uma reunião com o superintendente de Investimentos em Polos Turísticos [Suivest], Fernando César Ferrero, e com o economista Reinaldo Moreira Dantas, ambos da Setur”, destaca.

Jânio Azevedo idealizou a nova rota e se mostra otimista com a aceitação da pasta estadual de Turismo sobre o assunto. “Como já havia dito em outras oportunidades, a ideia da ligação leste/norte pela Rota Marimbus/Montanha, vai fazer com que a gente encontre condições de melhorar a logística na região da Chapada, além de criar uma nova rota turística e melhorias na interligação entre os municípios”, finaliza Azevedo.

Vale ressaltar, que o projeto turístico Rota Marimbus/Montanha, conta também com o apoio do Consórcio Municipal Chapada Forte. O presidente da entidade, o prefeito do município de Andaraí, Wilson Paes Cardoso (PSB), declarou apoio ao projeto quando Jânio Azevedo o apresentou em Assembleia do Grupo Municipalista.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas