Ícone do site Jornal da Chapada

Exposição ‘Senhores da Chapada Diamantina’ fica até dia 31 de maio na Uefs de Lençóis

foto
Mostra exibe um pouco da história do coronelismo na região | FOTO: Reprodução |

Uma exposição organizada pela equipe do Campus Avançado da Chapada Diamantina, vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (CACD/Uefs), que fica no município de Lençóis, apresenta documentos, fotografias, ícones referentes ao coronelismo da região chapadeira no período imperial e republicano. Essa mostra fica disponível ao público até o dia 31 de maio, de 8h às 12h e de 14h às 22h, com a curadoria de Delmar Alves de Araújo e Felipe de Sá.

“Em Lençóis, pleno sertão da Bahia, os garimpeiros instalaram distante da corte imperial e da capital da província, suas distintas tradições culturais, sociais e uma estrutura política de mandonismo e coronelismo à base escravagista em um ambiente hostil, com regras e leis próprias”, aponta texto de chamada da exposição em rede social.

A montagem da exposição foi feita pela equipe do CACD/Uefs, formada por José Carlos Gonçalves Filho, Kátia Virgínia Duarte, Layde Daiane dos Santos e Sirlene Nascimento. O apoio para que a mostra fosse possível é de Enéas Alcântara, Edilson Rocha, Paulo César da Silva, Gleidson Oliveira (Vigilância), além de Ruth Velame Aguiar, que é secretária administrativa do campus, coordenado pela professora Marjorie Cseko Nolasco.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas