Exposição ‘Senhores da Chapada Diamantina’ fica até dia 31 de maio na Uefs de Lençóis

Postado em maio 8 2015 - 9:01pm por Jornal da Chapada
foto

Mostra exibe um pouco da história do coronelismo na região | FOTO: Reprodução |

Uma exposição organizada pela equipe do Campus Avançado da Chapada Diamantina, vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (CACD/Uefs), que fica no município de Lençóis, apresenta documentos, fotografias, ícones referentes ao coronelismo da região chapadeira no período imperial e republicano. Essa mostra fica disponível ao público até o dia 31 de maio, de 8h às 12h e de 14h às 22h, com a curadoria de Delmar Alves de Araújo e Felipe de Sá.

“Em Lençóis, pleno sertão da Bahia, os garimpeiros instalaram distante da corte imperial e da capital da província, suas distintas tradições culturais, sociais e uma estrutura política de mandonismo e coronelismo à base escravagista em um ambiente hostil, com regras e leis próprias”, aponta texto de chamada da exposição em rede social.

A montagem da exposição foi feita pela equipe do CACD/Uefs, formada por José Carlos Gonçalves Filho, Kátia Virgínia Duarte, Layde Daiane dos Santos e Sirlene Nascimento. O apoio para que a mostra fosse possível é de Enéas Alcântara, Edilson Rocha, Paulo César da Silva, Gleidson Oliveira (Vigilância), além de Ruth Velame Aguiar, que é secretária administrativa do campus, coordenado pela professora Marjorie Cseko Nolasco.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.