Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de temperaturas elevadas e poucas chuvas em grande parte do Estado

clima
Nas regiões do Recôncavo, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina, há previsão de chuvas. O tempo é influenciado pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico | FOTO: Reprodução/Olhares |

As condições do tempo previstas para o período de 8 a 10 de maio, que coincide com a comemoração do dia das mães, continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas, ou seja, nas regiões Norte, Nordeste e faixa centro-norte das regiões do São Francisco e Oeste, quem continua influenciando é a massa de ar quente e seco. Com isso o predomínio será de céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas.

Além de deixar o tempo seco na maior parte dessas regiões do Estado, essa massa de ar (que está ganhando força), também contribui para elevar as temperaturas e reduzir os índices de umidade do ar. Assim, a previsão para os próximos dias é de máxima podendo chegar aos 34°C de temperatura e umidade relativa em torno de 30%. É importante destacar que, estes índices de umidade relativamente baixos são considerados preocupantes para a saúde da população, pois o ideal (segundo a Organização Mundial da Saúde) seria de, no mínimo, 60%. Com isso, para evitar danos à saúde recomenda-se hidratação contínua, ingerindo líquidos como: água, sucos, etc.

Por outro lado, na faixa centro-sul das regiões Oeste e São Francisco, onde essa massa de ar está atuando com menos intensidade, quem continua influenciando o tempo é o calor e a umidade vinda da região Amazônica. Com isso, a previsão para os próximos dias continua sendo de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. As temperaturas previstas para essas áreas do Estado também serão elevadas, com máxima podendo chegar aos 34°C.

Para as regiões do Recôncavo, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina, onde também há previsão de chuvas, quem continua influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Além disso, a frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro (mesmo enfraquecida) poderá intensificar estes ventos nos próximos dias, com possibilidade de trazer chuvas mais intensas, principalmente, para as localidades mais próximas ao litoral da região Sul do Estado.

Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas continuam elevadas na maior parte dessas regiões do Estado, onde as máximas poderão oscilar entre 27°C (nas regiões Sudoeste e Chapada Diamantina) a 32°C (no Recôncavo baiano). Ainda assim, temperaturas mais amenas também estão previstas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a mínima poderá chegar aos 15°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas permanecem elevadas (com mínima de 22°C e máxima de 31°C), quem continua influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que poderá manter o céu encoberto, mas com poucas chuvas, sendo estas mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Maré
Para o período entre os dias 08/05 (sexta-feira) e 10/05/2015 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 06h e às 09h e entre as 18h e às 21h, com valores variando de 1,6 e 2,5 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada no período das 00h às 03h e das 12h às 15h, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)
Uma das características do outono é que, em sua primeira metade, se assemelha ao verão, ou seja, temperaturas elevadas e chuvas mais intensas. Já na segunda metade, tais características se assemelham ao inverno (com baixas temperaturas e chuvas de fraca intensidade). Outra característica nessa fase de transição da estação é a redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, redução na Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esta redução pode ser verificada com os Índices previstos para o período entre os dias 08/05 (sexta-feira) e 10/05/15 (domingo), quando estes deverão variar de 08 a 10. Mesmo com essa redução, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica estes Índices como sendo de categoria “Muito Alta”. Com isso, os cuidados, quanto à exposição prolongada a radiação solar, deverão ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas