Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Valmir pede que moradores de área de risco atendam governo e prefeitura

O deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Agência Câmara |

valmir
O deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Agência Câmara |

As fortes chuvas que assolam Salvador desde o mês de abril já vitimaram 19 pessoas em deslizamentos de terra ou desabamentos de imóveis e deixaram dezenas de áreas de risco. Neste final de semana, foram quatros mortes na região da Baixa do Fiscal e os números de notificações à defesa civil chegam a mais de 150. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse nesta segunda-feira (11), que os moradores devem ouvir as determinações do governo estadual e da prefeitura local e deixar as áreas onde moram devido ao risco de desabamento.

“Não foi feito o plano de contenção de encostas e agora precisamos imediatamente retirar essas pessoas que não têm onde morar e dar a elas segurança, seja em abrigos ou em equipamentos públicos. O governador Rui Costa sabe disso e colocou toda a estrutura do governo à disposição da prefeitura. O ideal é fazer o levantamento das famílias atingidas e iniciar com programas emergências para construções habitacionais, por exemplo. O atendimento deve ser contínuo já que as chuvas persistem na capital”, salienta Assunção.

O trabalho de listar as famílias atingidas será feito de forma integrada envolvendo os bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil municipal, estadual e federal. Os desabrigados também receberão kits humanitários, de limpeza pessoal e dormitório. Para o parlamentar petista, as 30 obras do governo estadual de contenção de encostas em Salvador devem auxiliar a retomada de infraestrutura na capital. De acordo com Valmir, outros 96 projetos estão em andamento e também reforçam a atuação na cidade, mas afirma que são mais de 200 áreas de risco. “Temos que assegurar que não morram mais pessoas, isso é o mais importante”, completa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas