Ícone do site Jornal da Chapada

Assembleia vai debater a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina

A região, localizada no coração da Bahia, é destino ecoturístico repleto de belas paisagens com rios e cachoeiras | FOTO: Reprodução/Setur |

bahia
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Salles, defende que a região se torne polo educacional | FOTO: Divulgação/Ascom |

A proposta do deputado estadual Eduardo Salles (PP) de realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para defender a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina foi aprovada na sessão desta terça-feira (12), na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. A data do evento será definida nos próximos encontros do colegiado. “Vou lutar para tornar a Chapada Diamantina um polo educacional”, garante Eduardo Salles. O parlamentar quer mobilizar a Alba, os deputados federais e senadores baianos numa frente para tentar implantar a Universidade Federal da Chapada Diamantina, com reitoria em Seabra.

“A região é órfã e o estudante precisa se deslocar da Chapada Diamantina para cursar uma universidade federal”, reclama Salles. “Apesar da criação de novas universidades na Bahia nos últimos 12 anos, queremos mais”, acrescenta. Na segunda-feira (11), o deputado encaminhou ofício ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, solicitando o imóvel do DERBA (Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia), órgão extinto pelo governo estadual, para abrigar a unidade da já existente da Uneb de Seabra, que funciona atualmente em local alugado.

Morro do Chapéu
Os parlamentares aprovaram ainda o dia 21 de maio como a data da visita da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos à localidade de Fedegoso, em Morro do Chapéu, para conhecer o Programa Aluno Nota Dez. A intenção dos deputados e levar às outras unidades da rede os exemplos de sucesso em escolas públicas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas