Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Bahia Pesca investe na piscicultura do município de Boa Vista do Tupim

foto
Cerca de 300 famílias de piscicultores do município recebem 300 mil alevinos de tilápias e tambaquis, doados pela Bahia Pesca | FOTO: Meramente Ilustrativa/Arquivo JC |

O município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, recebe nesta sexta-feira (15) e sábado (16), uma maratona de atividades voltadas aos aquicultores da região. As ações, que envolvem palestras, exposições e distribuição de alevinos, fazem parte da 1ª Feira de Agricultura Familiar de Boa Vista do Tupim. “A assistência técnica e a capacitação dos pescadores e aquicultores baianos é um dos principais eixos de atuação da Bahia Pesca em 2015. Assim, não estamos distribuindo apenas equipamentos e insumos, mas, sobretudo, ensinando estas pessoas a atuarem de forma cada vez mais independente nos seus processos produtivos”, explica o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Dernival Oliveira Júnior, que estará presente na cerimônia de abertura da Feira.

Leia também:
Chapada: Governo realiza ações para o desenvolvimento rural em Boa Vista do Tupim
Chapada: Festa dos Vaqueiros em Boa Vista do Tupim é neste final de semana; prêmios chegam a R$ 20 mil

Também na sexta-feira pela manhã, cerca de 300 famílias de piscicultores do município recebem 300 mil alevinos de tilápias e tambaquis, doados pela Bahia Pesca. No turno da tarde, a empresa realiza a palestra “Manejo na Piscicultura”, a partir das 15h, no Centro de Comercialização de Animais da cidade. O técnico da Bahia Pesca, Hegel Mascarenhas, abordará a temática de nutrição dos animais, alimentação, saúde dos alevinos, entre outros. Além disso, os visitantes da feira poderão conhecer todas as ações e serviços da Bahia Pesca no estande da empresa no evento, que conta com exposição de um tanque escavado e de um tanque de recirculação de água para piscicultura. O espaço fica aberto na sexta e no sábado, das 7h às 19h.

Daps e RGP
A Bahia Pesca também entregará 115 Registros Gerais de Pesca (RGP) e 39 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitidos pela Superintendência Federal da Pesca na Bahia. Com o RGP, o pescador ou pescadora profissional artesanal tem acesso aos programas sociais do governo Federal, como microcrédito, assistência social e o seguro desemprego. Já a DAP é o instrumento que identifica os agricultores familiares aptos a realizarem operações de crédito rural no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas