Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seabra completa 126 anos de emancipação e deputado resgata história do município

seabra
A cidade tem uma população de 45 mil habitantes, sendo referenciada pelos seus potenciais | FOTO: Reprodução/PMS |

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), destacou o aniversário do município de Seabra, comemorado no dia 14 de maio. A cidade é considerada a capital da Chapada Diamantina pela sua extensão territorial e importância socioeconômica. São 126 anos de fundação do município que abrange dois distritos, Jatobá e Várzea do Caldas e mais 115 povoados. A cidade tem uma população de 45 mil habitantes, sendo referenciada pelos seus potenciais. “É com carinho especial que registro a homenagem a Seabra com louvor a sua história e as suas características. Saudações são enviadas ao seu povo por esta data magna, que mostra a força de suas raízes e a esperança sempre renovada de mais desenvolvimento para todos.”, disse.

O deputado estadual, Leur Lomanto Jr. | FOTO: Ascom |

Conforme pesquisas históricas, Seabra era chamada antes de Passagem Bonita de Nossa Senhora de Jacobina. O nome Seabra veio depois em homenagem ao ex-governador JJ. Seabra. A cidade está situada a aproximadamente 930Mts de altitude acima do nível do mar, possuindo um clima úmido a sub-úmido, destacando-se, portanto, a Serra da Cotreia, um dos pontos culminantes do município, já que, está a 1.125Mts acima do nível do mar. A temperatura é agradável o ano todo, girando na média de 23°C, nos meses mais frios chega a 10°C, considerada uma das mais baixas da região – a máxima já registrada chegou a 33°C, sendo novembro e janeiro os meses mais chuvosos e os meses de junho e julho os mais frios do ano. A vegetação característica constitui em mata de transição entre a Mata atlântica, presente na região de Lençóis e a caatinga.

O município apresenta ainda vegetação endêmica por estar localizado em um dos solos de formação mais antiga da Bahia. Na infraestrutura, Seabra dispõe de hotelaria para o excedente turístico dos municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara, cidades vizinhas. Na área econômica o destaque é o seu forte comércio e no setor cultural há tradição na realização dos festejos juninos. “A alegria está presente neste dia 14 de maio pelo aniversário de Seabra, um lugar inesquecível para todos aqueles que o visitam. Envio votos de muita paz, saúde e prosperidade as autoridades e ao povo seabrense”, afirmou Leur Jr. O peemedebista parabenizou o prefeito Rochinha, secretários municipais, a Câmara de Vereadores e a todos os seabrenses.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas