Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim firma parceria para promoção de políticas de igualdade racial

foto
Prefeito recebe secretários de estado durante abertura da Festa dos Vaqueiros | FOTO: Sepromi |

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, e o prefeito de Boa Vista do Tupim, João Durval Passos Trabuco, mais conhecido como Gidú, assinaram um protocolo de intenções, nesta sexta-feira (15), para promoção de políticas de igualdade racial. A parceria foi oficializada durante a 1ª Feira de Agricultura Familiar e 35ª Festa dos Vaqueiros, no município, e também contempla proteção aos direitos de pessoas e grupos atingidos pela discriminação racial e demais formas de intolerância.

A medida visa, ainda, o desenvolvimento sustentável, econômico e socioambiental dos povos e comunidades tradicionais, como ciganos e quilombolas, predominantes na cidade. Segundo Trabuco, mais de 90% da população do bairro dos Artistas é negra, embora muitos não se reconheçam enquanto tal. “Essa iniciativa vai levantar a autoestima, para que as pessoas possam entender a sua identidade e se orgulhar”, afirmou o prefeito ao informar que já foram iniciados os debates para que o local seja reconhecido como quilombo urbano a partir da autodeclaração da comunidade.

Ação da Sepromi envolve reconhecimento de quilombo urbano | FOTO: Divulgação/Sepromi |

Eronildes Guerra Silva, 48 anos, é morador do bairro e considera a ação positiva. “O negro tem que ter vez. Precisamos dar um basta no preconceito. Eu sou negro com muito orgulho, moro nos Artistas, somos unidos”. Silva participou, nesta semana, da apresentação do documentário ‘A Cor do Trabalho’, dirigido por Antônio Olavo, e palestra ministrada pelo assessor especial da Sepromi, Raimundo Gonçalves (Bujão). “O filme é a nossa realidade e as discussões foram esclarecedoras. Atividades como essa precisam ser desenvolvidas mais vezes”.

No município também tem a Rua dos Ciganos. “Mais de 100 deles moram aqui, sendo cerca de 50 apenas na sede”, disse o Trabuco. A partir de agora, de acordo com a secretária Vera Lúcia, serão realizados encontros para identificar outras demandas das comunidades locais “a fim de desenvolver políticas públicas específicas para os segmentos”. Ela também parabenizou as entregas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na oportunidade, que também beneficiarão a população negra: “pescadores, feirantes e agricultores familiares”.

Abertura da Feira da Agricultura Familiar em Boa Vista do Tupim | FOTO Sepromi |

Entregas
Na ocasião, o secretário Jerônimo Rodrigues (SDR) entregou 100 barracas padronizadas para os feirantes e o prefeito se comprometeu com mais 62. Também foram entregues sementes de feijão (800 kg) e de milho (800kg), 58 títulos de regularização fundiária e 500 mil mudas de palma. “A ideia é trabalhar com a solidariedade. Cada agricultor que receber 1000 raquetes de palmas deve plantar, cuidar e repassar a mesma quantidade para outra pessoa após a colheita, pois uma raquete reproduz 10”, disse o gestor.

Também foram assinados convênio para realização de discriminatória urbana e termo de parceria entre a prefeitura, Banco do Nordeste e Bahia Pesca para implantação de tanques rede, beneficiando 250 famílias. Estiveram presentes ainda a primeira dama do município, Karina Lauria, representantes das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), do Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Seagri), do Banco do Nordeste, da Câmara de Vereadores, assim como de diversos órgãos que integram à SDR e de Boa Vista do Tupim.

Confira fotos do Jornal da Chapada:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas