Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projetos sociais para Mundo Novo debatidos entre Setre e Prefeitura

foto
A reunião aconteceu em Salvador entre o secretário Álvaro Gomes e membros da Prefeitura de Mundo Novo | FOTO: Setre |

A construção de duas quadras poliesportivas, visando equipar os povoados de Jequitibá e Santo Antônio; melhorar a infraestrutura do Ponto Cidadão local, e a concessão de cursos de marceneiro e soldador. Foi a pauta da visita do prefeito de Mundo Novo – município localizado no Território de Identidade da Chapada Diamantina, Luzinar Gomes Medeiros, ao secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, na manhã desta terça-feira (19).

Acompanhado do assessor de gabinete Aloísio da Silva Filho, o chefe do Executivo municipal pediu o apoio da Setre para a melhoria física do Ponto Cidadão, salientando que a prefeitura vem elaborando a planilha orçamentária da recuperação do equipamento. Citou eventuais dificuldades da população na aquisição da Carteira de Trabalho. O prefeito disse que as quadras vão permitir a continuidade da política de incentivo ao esporte amador praticada hoje em Mundo Novo, citando modalidades como o ciclismo, a capoeira, futebol e até o trabalho com instrumentos musicais de percussão, tudo através do Programa Mais Educação.

Fomento ao artesanato
Uma das quadras, inclusive, será construída no polo turístico da cidade, onde se localiza a Escola Técnica Família Agrícola (ETFA), no povoado de Jequitibá. Luzinar Medeiros destacou os avanços alcançados na educação municipal. Mundo Novo tem hoje 34 escolas municipais, incluindo as unidades rurais, para atender uma população de 26 mil habitantes. “Nossos alunos hoje estudam com tablet”.

Ao ouvir do secretário o seu desejo em fomentar o artesanato em todo o Estado, o prefeito falou com orgulho do Projeto Despertar, iniciativa local que busca estimular o artesanato produzido por estudantes do município, feito com material reciclável (garrafa pet, pneus, casca de ovo etc) e que tem sido utilizado na decoração de escolas e outros logradouros públicos.

O secretário Álvaro Gomes imediatamente solicitou providências da Superintendência para o Desenvolvimento do Trabalho (Sudet), visando a adoção dos encaminhamentos necessários à realização dos cursos solicitados. Quanto às quadras, ficou de avaliar junto ao diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Elias Dourado, a viabilidade orçamentária para a construção das mesmas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas