Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Série de palestras debate crimes cibernéticos em Várzea da Roça

mp
A palestra tratou do Marco Civil da Internet, especialmente a responsabilização dos proprietários de blogs e sites | FOTO: Reprodução/MP-BA |

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nucciber), realizou na quarta e quinta-feira (20 e 21), no município de Várzea da Roça, na Chapada Diamantina, seis palestras sobre aspectos relacionados a atividades criminosas praticadas por meios virtuais. Realizadas no ginásio de esportes da Escola Municipal Padre João Farias, as palestras foram direcionadas a estudantes das redes estadual e municipal de ensino, jornalistas, integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a profissionais das secretarias de Educação e de Assistência Social, entre outros convidados de Várzea da Roça e de municípios circunvizinhos, como Mairi e São José do Jacuípe. Os temas abordados consideraram especificidades de cada público. Um total estimado de mil pessoas esteve presente no auditório durante os dois dias. Na ocasião, foram distribuídas 1.150 cartilhas produzidas pelo Nucciber.

Para os alunos, as servidoras Elizângela Lopes e Fernanda Salgado falaram sobre ciberbullying e sextting (divulgação de fotos eróticas na Internet), explicando aos estudantes as consequências destas práticas na esfera administrativa, cível e criminal. Elas também abordaram questões sobre segurança digital e privacidade. Aos profissionais da educação e assistência social e aos conselheiros tutelares, foi ressaltada a importância dos pais e das escolas na educação digital e da necessidade de salvaguardar informações indispensáveis à denúncia. A palestra direcionada à imprensa tratou do Marco Civil da Internet, especialmente a responsabilização dos proprietários de blogs e sites. As servidoras também apresentaram aos jornalistas as atividades do Nucciber. As informações são do MP-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas