Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Campanha em rede social aponta para chapa Bocão/Kertész

foto
Em redes sociais das quais o radialista participa já circulam bottons com a marca de Bocão | FOTO: Reprodução/Bocão News |

Os articuladores políticos do prefeito ACM Neto (DEM) poderão concluir daqui a pouco que está longe de ser um balão de ensaio a ideia da candidatura à Prefeitura em 2016 do radialista Zé Eduardo, o Bocão. Em redes sociais das quais o radialista participa já circulam bottons com a marca de Bocão, como estas que chegaram ao site Política Livre. Em uma delas, a inscrição é “Em 2016 coloque seu Bocão na Prefeitura”. Na outra, “O povo pediu e ele atendeu! Prefeito Bocão Vice Mário Kertész”. Proprietário da rádio Metrópole, onde Bocão divide com ele um programa, Kertész é um dos mais populares radialistas de Salvador. Na campanha municipal passada, foi candidato a prefeito pelo PMDB, partido que integra a base de apoio de ACM Neto mas, segundo comenta-se, estaria por trás agora da candidatura de Bocão.

O buxixo em torno da ofensiva política de Bocão teria começado há cerca de duas semanas, quando a ex-colunista da Folha de S. Paulo, Joyce Pascowitch, dona do site Glamourama, publicou uma nota revelando que uma pesquisa sobre a sucessão municipal colocava ele na liderança das intenções de voto à Prefeitura, à frente, inclusive, de ACM Neto, que, segundo o registro, teria se desgastado com a tragédia das chuvas. A colunista não revelou o nome do instituto responsável pelos números nem quem pagou o levantamento. À publicação, seguiu-se uma intensa discussão numa rede privada de WhatsApp entre o radialista e aliados de ACM Neto. Alguns deles chegaram a sugerir que Bocão fosse candidato a vice, o que ele descartou de pronto. No mesmo período, o radialista comentou com amigos que teria sido convidado para um jantar com o prefeito.

Desde o ano passado, a equipe que assessora ACM Neto já havia identificado, em pesquisas para consumo interno, o surgimento do nome de Bocão no cenário eleitoral. O assunto foi tratado, no entanto, como um fenômeno tradicional da política soteropolitana, onde radialistas costumam eventualmente se destacar em sondagens de intenções de voto e até se eleger. A novidade agora é o surgimento do nome de Kertézs como vice numa eventual chapa de Bocão. Patrão do radialista, ex-prefeito de Salvador e homem maduro, Kertész conhece a máquina municipal com profundidade e é dos mais preparados administradores públicos que a Bahia já forjou, tendo despontado para a política no período em que foram governadores Roberto Santos e ACM, época em que gestão pública era encarada com seriedade no Estado. Daria, assim, o toque de experiência à chapa. Extraído na íntegra do Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas