Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: SIHS amplia debate com comunidade quilombola no município de Seabra

água
Atividades devem conscientizar a população sobre as ações que envolvem o projeto de segurança hídrica para a região | FOTO: Meramente Ilustrativa/Codevasf |

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), em parceria com a Casa Civil e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), realiza nova rodada de debates com a comunidade quilombola do Vazante, localizada no município de Seabra, na Chapada Diamantina, neste sábado (30). As atividades visam conscientizar a população sobre as ações que envolvem o projeto de segurança hídrica para a região, a exemplo da construção da Barragem de Baraúnas, que vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas, com recursos da ordem de R$ 64 milhões.

Segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, a meta do Governo do Estado é desenvolver obras estruturantes que possibilitem, em meio à seca que atinge a Bahia, em especial a região da Chapada Diamantina, o restabelecimento da oferta regular de água com qualidade.

“Temos que ouvir as comunidades, ressaltando que o bem-estar de cada um deles é a nossa prioridade, mas que o desenvolvimento econômico e social passa pelo abastecimento de água, pelo saneamento básico, pelas questões ambientais e pelo uso racional da água”, afirma o secretário. Para a coordenadora de Projetos em Educação da SIHS, Ruth Vieira, “o encontro possibilitará a verificação ‘in loco’, junto à comunidade local da implantação de ações de qualificação socioambiental naquele contexto”.

O encontro terá a presença do diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à SIHS, Godofredo Correia Lima Júnior, do professor Rubens José de Barros, representando o grupo Thaba, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e do procurador da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Estácio Dourado.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas