Ícone do site Jornal da Chapada

Seminário debate atitudes de sucesso da mulher empreendedora

foto
Em Feira de Santana, evento mostra como hábitos profissionais e pessoais podem influenciar o desempenho nos negócios | FOTO: Divulgação/Sebrae |

Mais de 200 mulheres se reuniram na última quarta-feira (27), no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, com um objetivo em comum: trocar experiências para chegar ao ápice do seu potencial empreendedor. Realizado pelo Sebrae em parceria com a CDL municipal e a Associação Comercial (Acefs), o II Seminário da Mulher Empreendedora também atraiu público de municípios vizinhos, como Euclides da Cunha, Santo Estêvão e Itaberaba.

Na ocasião, as participantes puderam conhecer hábitos e atitudes que podem ajudar a alavancar os seus empreendimentos. A palestrante Marta Ayres, especialista em Marketing e Psicologia Social, destacou a importância da autoestima e da iniciativa como motores para o sucesso, ao apresentar o tema “Mulheres em Três D – Desenvolver, Desempenhar, Desabrochar”. “A base da autoestima está na aceitação. A vida vai passar a vida toda permitindo que você recomece”, afirmou. “Se alguém é competente, nós também podemos, pois os caminhos mudam, mas a trajetória é a mesma”.

Estar atenta ao ambiente, considerando aspectos econômicos e tecnológicos, também é fundamental para a mulher de negócios, segundo o palestrante Carlos Carvalho, economista especializado em Marketing. “Você deve trabalhar para que a perspectiva do cliente ao entrar na sua loja seja melhor do que a expectativa. O marketing é uma batalha de percepções e o sucesso é resultado da determinação da empreendedora”.

As empreendedoras presentes ainda puderam conhecer os prêmios MPE Brasil e Sebrae Mulher de Negócios, apresentados por Suely de Paula, gestora estadual das premiações no Sebrae Bahia. Ambas as iniciativas estão com inscrições abertas, até o dia 31 de julho.

Capacitação para crescer
Para a gestora da Central de Treinamento do Sebrae em Feira de Santana, Eliana Martins, as expectativas com o seminário foram atingidas. “As mulheres saem daqui com uma gama de informações muito grande. Não irão cometer os mesmos erros do passado”, avalia.

Núbia Pereira, proprietária da fábrica Multi Caixa, concorda com a gestora. A empreendedora, que comercializa caixas d’água em todo o Nordeste há 13 anos, esteve presente na primeira edição do seminário, em 2014, e voltou ao evento este ano. “É bom conhecer novos segmentos e também se capacitar, para crescer no nosso ramo de atividade”, afirma a empresária, que recentemente ampliou a sua atuação no mercado, montando uma filial para fabricação de caixas d’água em polietileno.

O seminário também abordou a necessidade de cuidar da saúde para ter mais disposição na jornada de trabalho, com a nutricionista Geralda Rodrigues e a médica Mary Diva Portugal Makholl. A especialista Ana Paula Lima discutiu o coaching para mulheres empreendedoras, e a consultora do Sebrae Herriete Cedraz apresentou atitudes para desenvolver o talento empreendedor. Já Joval Lacerda, especialista em vendas, apresentou caminhos possíveis para se destacar no mercado. As participantes também conheceram as experiências de empreendedoras de sucesso em um talk show, realizado à tarde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas