Ícone do site Jornal da Chapada

Zezéu Ribeiro receberá (in memoriam) Comenda Dois de Julho nesta quinta na Alba

foto1
A deputada Maria Del Carmen com Zezéu Ribeiro. O político faleceu este ano | FOTO:

A Assembleia Legislativa da Bahia concederá Comenda Dois de Julho, a mais alta condecoração do Poder Legislativo do Estado, a Zezéu Ribeiro (in memoriam). Arquiteto e Urbanista por formação, Zezéu foi militante e uma das principais referências do Partido dos Trabalhadores na Bahia, filiado na legenda desde 1982, e sempre esteve presente nas lutas pelos ideais democráticos e pela reforma urbana. A homenagem, proposta pela deputada Maria Del Carmen, será nesta quinta-feira (11), às 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Esta é uma forma de reafirmar o reconhecimento de sua importância para a Bahia, bem como sua dedicação aos interesses do povo nordestino, em especial dos baianos”, justifica a proponente da homenagem.

Biografia
José Eduardo Vieira Ribeiro nasceu no ano de 1949, na cidade de Salvador, na Bahia. Ele destacou-se politicamente em todos os meios em que atuou. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia, bem como do Instituto dos Arquitetos do Brasil e membro do Conselho Federal de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Em função da sua militância junto ao PT, Zezéu ocupou a presidência do PT-Bahia, cargo exercido entre os anos de 1995 e 1999, integrou, ainda, o Diretório Nacional do partido, desta vez entre os anos de 2001 e 2003. Foi eleito vereador no ano de 1992, tendo sido reeleito para mais dois mandatos. Em 2003, foi eleito deputado federal, tendo sido relator do Estatuto das Metrópoles; presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU); autor da Lei de Assistência para Moradia de Interesse Social; coautor do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 285, que destina recursos para os programas de habitação por interesse social, definidos na Constituição Federal; elaborou o Projeto de Lei responsável pela recriação da SUDENE; e coordenou a Bancada do Nordeste, entre os anos de 2007 e 2010, por exemplo.

Em fevereiro de 2012, Zezéu assumiu a Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), quando coordenou a elaboração do Projeto Plurianual (PPA) e o Programa Plurianual Participativo (PPA-P). Em 2013, reassumiu o mandato de deputado federal. Em 2014, renunciou ao mandato de deputado para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia. No último mês de fevereiro, ele faleceu, em São Paulo, enquanto aguardava por um transplante.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas