Ícone do site Jornal da Chapada

Secretaria de Desenvolvimento Rural recebe proposta para a juventude do campo

sdr
O secretário Jerônimo Rodrigues se reuniu com representantes do Centro de Assessoria Assuruá | FOTO: Divulgação/SDR |

A necessidade de avançar nas políticas de juventude rural no estado da Bahia foi tema de uma reunião realizada, nesta terça-feira (09), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo, entre o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, e o coordenador executivo do Centro de Assessoria Assuruá (CAA), Mário Augusto Jacó.

Na oportunidade, foi apresentado o Projeto Juventude Quilombola, do CAA, voltado para capacitação e geração de renda, que beneficia diretamente 200 jovens de 16 a 29 anos. São atendidas oito comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, nos municípios de Barro Alto, Canarana, Ibititá e Lapão, no Território de Irecê, semiárido baiano.

De acordo com Mário Augusto, o CAA busca criar um projeto de ATER para Juventude Rural, capacitando jovens e oferecendo bolsas para que auxiliem na organização de cooperativas e associações juvenis. O secretário Jerônimo falou sobre a necessidade de se construir ações concretas. “É preciso empoderar a juventude do ponto de vista econômico. Temos que garantir uma permanência digna para os jovens do campo, com renda, educação, saúde, esporte, lazer”.

Os principais pontos discutidos na reunião vão compor uma proposta de projeto de inclusão produtiva para jovens da zona rural e urbana da Bahia, atendendo mais munícipios e ampliando o número de beneficiários. O documento será entregue para a aprovação do governador Rui Costa.

Também participaram da reunião o assessor de Juventude Rural/SDR, Jocivaldo dos Anjos, o assessor de Povos e Comunidades Tradicionais/SDR, Ivonei Pires, o assessor de Apoio às Comunidades Quilombolas, Antônio Fernando, o superintendente da Bahiater, Elionaldo Faro, o diretor da Bahiater, Jazon Júnior, e o superintendente da Suaf/SDR, Marcelo Matos.

SDR e a juventude rural
A SDR está acompanhando os projetos do Trilha Rural, destinados à juventude rural da Bahia, fazendo a difusão dos editais nacional e acompanhando as demandas dos movimentos juvenis. No Conselho Estadual de Juventude, coordena o Grupo de Trabalho (GT) de Juventude, constituindo uma coordenação a partir das representações das unidades, realizando diálogos diversos com instituições sobre a juventude rural dentro e fora do Estado, dentre outras ações.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas