Ícone do site Jornal da Chapada

Confederação de Taekwondo diz que Anderson Silva sumiu e cobra seriedade: “Não é brincadeira”

anderson
Presidente da entidade, Carlos Fernandes mostra desconforto após empresário afirmar que Spider descartou tentar vaga nos Jogos Olímpicos: “Não recebemos contato” | FOTO: Reprodução |

A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) mostrou descontentamento com a declaração recente de um dos empresários de Anderson Silva, Jorge “Joinha” Guimarães, que afirmou que o lutador não pretende mais disputar uma vaga para os Jogos Olímpicos 2016. Ao GloboEsporte.com, o presidente Carlos Fernandes disse ter sido surpreendido com a notícia, menos de dois meses depois de o Spider anunciar que participaria da seletiva. O dirigente afirmou que a entidade vem tentando contato com o lutador há semanas, e não tem obtido resposta.

“Não recebemos nenhum contato do Anderson. Aliás, para ser sincero, o Anderson sumiu. Passamos alguns emails, mas ele não tem se manifestado, não estamos sabendo o que está acontecendo. Em nenhum momento falamos que ele participaria das Olimpíadas, mas participaria do processo seletivo. Acho que o empresário dele errou nesse ponto. Mas ele não se manifestou diretamente para a Confederação. Para mim, é até uma surpresa. Acho que seria até mais ético se ele falasse isso direto com a Confederação. Porque, quando ele manifestou o desejo dele, se manifestou direto mandando uma carta. Mas também não posso afirmar que (a declaração sobre desistir dos Jogos) saiu dele. Posso dizer que passamos uns três emails para ele, que não responde. Não sei o que está acontecendo”, disse o presidente da CBTKD.

Agente do Spider há anos, Jorge Guimarães descartou o sonho olímpico de Anderson Silva durante uma entrevista concedida ao site “Portal do Vale Tudo”. O empresário afirmou que, no momento, o ex-campeão dos médios aguarda seu veredito no caso de doping. “Essa questão da Olimpíada já foi descartada. O Anderson não vai participar das Olimpíadas. Ele agora está esperando o veredito da Comissão Atlética, que deve estar saindo em breve. Estamos aguardando, vamos ver se vai haver punição e de quanto tempo vai ser. Ele tem treinado, o Anderson é um cara que não para de treinar nunca. Ele está se mantendo ativo”, declarou Joinha, ao PVT.

Em abril, em uma coletiva realizada no Rio de Janeiro, Anderson Silva reforçou sua vontade de representar o Brasil nas Olimpíadas e, mesmo aos 40 anos, se dizia motivado a passar pelas seletivas do taekwondo. Na ocasião, ele atendeu aos jornalistas ao lado do presidente da CBTKD e de membros da comissão técnica. Agora, Carlos Fernandes não esconde seu descontentamento mediante ao que chama de “omissão” do atleta. O último contato do Spider com a Confederação Brasileira de Taekwondo foi justamente na coletiva de imprensa do dia 22 de abril, no Rio. Segundo Carlos Fernandes, a partir dali ficou combinado que o departamento técnico da entidade o procuraria através do endereço de email.

“Quando o Anderson se manifestou, veio na Confederação e enviou uma carta publicamente. Não sei se ele fez isso por um momento que estava passando. Mas isso aqui não é uma brincadeira. Não é um teatro armado. A imprensa não vai para lá, a gente não manifesta e depois fica sabendo através de empresário. E a verdade é a seguinte: ele não responde os nossos emails. Acho que quem cala consente, né? Se ele não está respondendo, está vendo o tempo passar…”, comentou o dirigente.

Para os Jogos de 2016, a seleção brasileira de taekwondo tem quatro vagas garantidas (duas no masculino e duas no feminino) por ser sede do evento, e outras quatro podem ser conquistadas pela posição dos brasileiros no ranking. As seletivas internas, que definirão os nomes em cada categoria, serão no início do ano que vem. O Spider havia anunciado que se prepararia para disputar as seletivas, descartando qualquer tipo de regalia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas