Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Operação apreende 2,5 toneladas de carne clandestina em Jacobina

foto
A fiscalização apreendeu 253 kg de carne bovina, 1.444 kg de suína, 204 kg de caprinos, 182 kg de pescados, 285 kg de frango, 81 kg de vísceras, entre outros produtos | FOTO: MP-BA |

Uma operação realizada na última quinta-feira (11) apreendeu 2,5 toneladas de carne clandestina no centro de abastecimento e na feira livre do município de Jacobina, na Chapada Diamantina. A fiscalização resultou na apreensão de 253 kg de carne bovina e derivados, 1.444 kg de carne suína e derivados, 204 kg de caprinos, 182 kg de pescados, 285 kg de frango, 81 kg de vísceras, 20 litros de leite e 14 litros de licor, dentre outros produtos. O objetivo foi fiscalizar o transporte e comércio de carne clandestina ou em desacordo com as normas sanitárias, além de verificar a comercialização de produtos vencidos e sem procedência declarada.

A operação foi realizada pelo Ministério Público estadual, Vigilância Sanitária de Jacobina, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Núcleo Regional de Saúde Centro Norte de Jacobina e Polícia Militar do Estado da Bahia, com o apoio da Guarda Municipal e do Serviço Municipal de Tráfego e Transportes (SMTT). A fiscalização contou com a participação dos promotores de Justiça Rodolfo Ribeiro de La Fuente, Milena Moreschi, Pablo Almeida e Rocío Garcia Matos.

Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, a operação também serviu de treinamento prático às vigilâncias sanitárias parceiras do 16º Escritório Regional do MP, sediado em Jacobina, que engloba os municípios de Mirangaba, Cáem, Umburanas, Ourolândia, Várzea Nova, Saúde e Miguel Calmon. “Pretendemos capacitar as equipes de vigilância sanitária para que fiscalizem os estabelecimentos comerciais, feiras livres, restaurantes, açougues, dentre outros, de forma que o combate aos produtos impróprios para o consumo seja permanente e incessante”, afirmou o promotor de Justiça Pablo Almeida.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas