Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: “Arraiá do Mochilão” terá quatro dias de festa e trem de forró em Iaçu

foto
Com o tema “Da fé e tradição, com Santo Antônio, São Pedro e São João”, a festa irá valorizar a religiosidade dos festejos juninos | FOTO: Divulgação |

A Prefeitura do município de Iaçu, na Chapada Diamantina, divulgou a grade oficial do “Arraiá do Mochilão 2015”, uma das festas mais esperadas do ano. A programação acontecerá entre os dias 21 a 24 de junho, na Praça dos Ferroviários, em frente à Estação de Trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). As principais atrações do “Arraiá do Mochilão” são Banda Canário do Reino, o cantor Canindé; que irá apresentar um repertório especial para o São João, Banda Casaco de Couro e Licor com Mel, dentre outras.

Com mais de 40 horas de forró, a expectativa é receber cerca de 20 mil visitantes por noite. Na abertura dos festejos, a chegada do “Trem do Mochilão” é encenada em ritmo de festa, mas também de celebração da memória local. Além disso, há também o “Arrastão dos Candangues”, que acontece no dia 24 de Junho, último dia da festa.

Forró no trem em Iaçu | FOTO: Mário Links/Divulgação |

Trem do Mochilão
Outra grande atração da cidade é o passeio do “Trem Mochilão”, que será realizado nos dias 22 e 23/06. O ingresso para o passeio de trem deve ser trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis. A arrecadação dos alimentos será feita para a instituição filantrópica “Tudo Por Um Sorriso de Irmã Iolanda”.

Nos dias 22 e 23 de junho acontece o famoso passeio do trem “Mochilão”, que sai da Praça dos Ferroviários e faz um trajeto de uma hora com a animação de um trio nordestino. Regado a muito licor e forró, o passeio de trem é uma das principais atrações de Iaçu, e atrai visitantes e turistas que curtem a temporada junina na cidade.

Como manda a tradição, os festejos começam com a chegada do trem Mochilão, seguido de apresentações de quadrilhas, shows de bandas musicais e forrozeiros, realização de brincadeiras e manifestações culturais regionais, show de sanfoneiros na rua e arrastão dos “candangues”, os passageiros dos antigos Trens Mochilas.

São Pedro – Após o São João, os festejos juninos continuam em Iaçu. Nos dias 11 e 12 de julho é realizada tradicional Festa de São Pedro, no distrito de João Amaro. No palco, as atrações Bruno Lima, Xinela de Couro, banda Os Clones, entre outras bandas encerram a temporada junina.

Confira a grade de atrações abaixo:
21 de Junho (Domingo)
Bota Rasgada
Oficina do Forró
Casaco de Couro

22 de Junho (Segunda)
Zumbelê
Kimimo do Forró
Canários do Reino

23 de Junho (Terça)
Trio Nogueira
Licor com Mel
Canindé

24 de Junho (Quarta) – 16 horas (Arrastão Candangues)
Rio Umbuzeiro
Jota Cajaíba
Mega Xote

11 de Julho (Sábado)
Forró Chico Belo
Bruno Lima
Forrozão A Proibida

12 de Julho (Domingo)
Rodolfo Souza
Xinela De Couro
Os Clones

Como chegar
A distância entre Salvador e Iaçu é de 272 km. Partindo de Salvador pela BR 324, até a Feira de Santana, pegar a BR-116 até o entroncamento com a BA-046. Seguir até o município de Ipirá; a partir daí, pegar a estrada que dá acesso a Itaberaba e em seguida Iaçu. A viagem dura, aproximadamente 4 horas.

Iaçu é um município com aproximadamente 30 mil habitantes. Às margens do Rio Paraguaçu, a 281 km de Salvador, na região conhecida como Piemonte do Paraguaçu, entre os municípios de Milagres e Itaberaba, Iaçu é conhecido como um município de grande acervo cultural e política.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas