Chapada: São João de Iaçu terá Adelmário Coelho, mais de 12 atrações e forró no trem

Postado em jun 5 2014 - 10:27am por Jornal da Chapada
coelho

O cantor Adelmário Coelho se apresenta no sábado, dia 21 de junho | FOTO: Reprodução |

No São João deste ano todos os caminhos levam ao município de Iaçu, na região da Chapada Diamantina. A cidade realiza entre os dias 21 e 24 a 10ª edição do Arraiá do Mochilão. Serão mais de 60 horas de forró pé de serra, com shows gratuitos, mais de 12 atrações, quadrilhas juninas, licor, comida típica e forró no trem. As festividades começam no sábado, dia 21, com a chegada do tradicional trem Mochilão, que dá nome à festa. Em seguida sobem ao palco principal o cantor Adelmário Coelho, e as bandas Casaco de Couro e Portal da Bahia. No domingo (22), quem assume a folia junina é a banda Zumbelê.

A principal atração da segunda noite é o forrozão da banda Menina Faceira. Depois o palco será entregue a Bruno Lima, voz do arroja da região. A segunda-feira (23), noite em as famílias mantém a tradição de acender as fogueiras nas portas das casas. A programação contará com Forró Saborear, XaXá Dum Dum, Trio Nogueira e Mega Xote. A terça-feira, 24, o clima de descontração toma conta das principais ruas da cidade, com o Arrastão dos Candangues, animado pelo Trio Umbuzeiros.

A programação conta ainda com apresentações de quadrilhas, shows de bandas musicais, trios de sanfoneiros, realização de brincadeiras e manifestações culturais regionais, além de blocos pelas ruas, animados por trios de sanfona, triângulo e zabumba. O objetivo da festa é preservar manifestações com forte apelo cultural e turístico, além de fortalecer a cultura regional, preservar a tradição popular, os festivos juninos e movimentar a economia local. Em ritmo de Copa do Mundo, o Arraiá do Mochilão 2014 terá o colorido dos diversos povos, as cores e animação do povo brasileiro. Com o tema “Todo mundo se encontra aqui”, a cidade já vive o clima festivo.

Trem do Forró
Arraiá do Mochilão será realizado na praça principal da cidade, em frente à estação de trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), e tem esse nome em homenagem ao trem “Mochila”, que transportava os passageiros sem recursos, nas décadas de 30 a 60, do Recôncavo baiano para a Chapada Diamantina. Este ano a festa conta com mais uma novidade. O público poderá participar das viagens de forró no tradicional trem mochilão. Serão quatro saídas diárias, com duração média de uma hora. O trem sai da Estação na praça central da cidade, vai até o bairro das Três Gameleiras e retorna ao ponto inicial.

Como chegar
Saindo de Salvador são 281 km – pela BR 324, passando por Feira de Santana, seguindo pela BR 116 o motorista tem duas opções para chegar em Iaçu: seguir pela BR 242 ou pela Estrada do Feijão BA 052. A viagem dura em media de 3 horas 30 minutos.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.