Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Evento na capital baiana debate atual situação prisional

ilustra
No congresso será realizado um breve estudo comparativo entre alguns ordenamentos jurídicos estrangeiros e o nacional | FOTO: Meramente Ilustrativa/Internet |

O Congresso Internacional Sobre Sistema Prisional no Século XXI (First International Congress on Prison Systems in the 21st Century) abre o diálogo com os profissionais da área jurídica, da psicologia e demais interessados na situação atual do Sistema Prisional no mundo. Com a participação de Taurino Araújo, Richard Dieter e Rogério Greco (dentre outros), o evento acontece no final do mês de julho, em Salvador, nos dias 31 de julho até 2 de agosto, no Hotel Fiesta, em Salvador. De acordo com uma das organizadores do evento, a pedagoga Arlene Martins, “o congresso vai tratar os principais óbices do sistema prisional, promovendo uma visão geral sobre o tema, e buscando, por meio do método dialético as soluções necessárias à superação de problemas”.

No congresso será realizado ainda um breve estudo comparativo entre alguns ordenamentos jurídicos estrangeiros e o nacional, enfatizando os pontos mais exitosos destas legislações, especialmente os que favoreçam a ressocialização dos cidadãos reclusos e de que forma poderiam ser aplicados à realidade brasileira. “Nesse sentido, ocorrerão exposições de profissionais gabaritados do Brasil e de outros países como Estados Unidos, Portugal, Chile e Angola sobre temas como maioridade penal, ressocialização, violência dentro dos presídios, perturbações de personalidade do recluso, dentre outros”, completa Arlene.

De acordo com os organizadores, o congresso será certificado pelas universidades baianas: Ucsal, Ufba e Uneb, com carga horária de 25 horas. O evento tem apoio da CUT-BA, presidente Cedro Silva, CUT-Brasil, com presidência de Vagner Freitas, do Sindipetro-Ba, representado por Deyvid Bacelar, da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), em nome do presidente Paulo Cayres, do Sindipoc, presidente Marcos Maurício e do Governo do Estado da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas