Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito ‘realiza sonho’ da água para população do Iguape e entrega veículo à Assistência Social

foto
O prefeito Gidu durante a inauguração da água do Iguape, ao lado do deputado federal Valmir Assunção e políticos da Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

A população do distrito do Iguape, no município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, recebeu o sistema de abastecimento de água da região com um ato inaugural realizado pela prefeitura local, na última sexta-feira (3). Administrado pelo prefeito João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu do PT, Boa Vista do Tupim realizou o sonho do povo do Iguape e de comunidades adjacentes com a chegada da água, por meio de um convênio entre os governos federal e estadual, via Embasa e em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Sistema de Abastecimento de Água do Iguape | FOTO: Jornal da Chapada |

Para quem não sabe, Iguape está localizado a mais de 50 quilômetros da sede do município e sofria com a escassez de água, chegando a enfrentar diversas dificuldades por falta do recurso natural, essencial para os seres humanos, fauna e flora. De acordo com o prefeito Gidu, que já entrou para a história de Boa Vista do Tupim como o prefeito que prioriza a construção de abastecimentos de água, o sistema do Iguape foi prioridade em seu plano de governo. O gestor, antes de assumir a prefeitura, conseguiu também implantar o sistema de abastecimento do povoado de Amparo (Zuca).

Gidu comemora a chegada da água na comunidade de Iguape e outras localidades da região | FOTO: Ascom/PMBVT/Facebook |

“A água do Iguape chegou no dia 2 de julho, trazendo independência para o povo desta região. A luta de Lula e Dilma deu aos pobres condições de sonhar por dias melhores, de ter um carro, de estudar e, principalmente, de ter água encanada em suas residências. Não sei explicar a alegria e emoção que sinto nesse momento tão esperado”, enfatiza Gidu, que é nativo do povoado de Santa Luzia, uma das comunidades beneficiadas com o sistema do Iguape.

As comunidades adjacentes beneficiadas com esse sistema da Embasa em Iguape são Santa Luzia, Cabo do Machado, Torre de Sião e Santa Fé. Esta obra vai beneficiar mais de mil famílias como a de Antônio Bispo dos Santos, comerciante (tem um bar) e morador do Iguape há oito anos. “Já carreguei água na cabeça e graças a essa benção a partir de hoje viveremos melhor”. A água também vai beneficiar as famílias de Leonel Alves dos Santos (Santa Fé). “Água é vida e, graças a Deus e ao prefeito Gidu, a água de qualidade chegou para todos”.

Na oportunidade, a prefeitura entregou também uma Dobló Adventure à Secretaria de Assistência Social | FOTO: Jornal da Chapada |

Para José Lopes dos Santos, morador de Cabo do Machado, “a água que chegou ao Iguape, vai chegar em Santa Fé, e, com certeza, em Cabo do Machado, e adeus lata d’água na cabeça”. Já para Gilberto Sena da Silva, morador há 35 anos da localidade de Santa Luzia, a satisfação é imensurável. “Estou muito satisfeito e aproveito o momento para agradecer ao prefeito, que mais uma vez cumpre o que promete”. O morador da localidade de Torre de Sião, Sérgio de Jesus, disse que espera há 16 anos por este momento. “Somos 22 famílias beneficiadas e, juntos, vamos agradecer ao nosso prefeito pela água e pelo colégio que está sendo construído para que os nossos filhos possam estudar aqui e não seja necessário se deslocar para Itaetê”.

O deputado federal Valmir Assunção durante inauguração em Boa Vista do Tupim | FOTO: Ascom/PMBVT/Facebook |

Interferência política
A obra do sistema de abastecimento de água do Iguape só foi possível graças à interferência política dos deputados Marcelo Nilo (PDT, estadual) e Valmir Assunção (PT, federal). Este último esteve no ato inaugural, onde ressaltou a importância da obra e o alinhamento da administração de Gidu com o governo da presidente Dilma e do governador Rui Costa. “Em 2003 foi liberado uma emenda de minha autoria de R$ 500 mil para poder colocar água no Iguape e nada foi feito. Se Gidu fosse o prefeito naquele ano, já tinha água neste povoado. A questão é que muita gente só se preocupa com o seu problema e esquece o dos outros. Temos que ajudar a resolver os problemas coletivos. E esse é o compromisso do prefeito”, salienta o deputado federal.

No ato inaugural, a euforia da população beneficiada ficou registrada quando as pessoas, sem temer o frio do período que faz no Iguape, fizeram questão de tomar banho com a água que jorrava de um ponto instalado na praça principal do povoado. Até o deputado Valmir Assunção e o prefeito Gidu comemoraram o feito, ambos com a sensação de dever cumprido e debaixo da improvisada cascata.

Também se fez presente comitivas de municípios vizinhos como a do município de Itaetê | FOTO: Jornal da Chapada |

Estiveram no ato inaugural, a comitiva do gerente do escritório da Embasa de Itaberaba, Gustavo Magalhães, representando o presidente Rogério Cedraz, além de Carlos Borges, que representou o superintendente do Incra na Bahia, Luiz Fernandes Gugé. O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Márcio Matos, a coordenadora estadual do Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (Ceta), Nólia de Oliveira, o assessor especial da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Raimundo Bujão, também compareceram à inauguração.

O evento ainda contou com a presidente do Poder Legislativo Municipal, Maria Elena Lopes, acompanhada dos vereadores Caboré do Zuca, Gilvan Fortuna, Alexsandro Barreto, além do suplente de vereador e atual representante da administração do prefeito Gidu no povoado, Tácio Reis. Os secretários, diretores municipais, comitivas de municípios vizinhos como a de Itaetê formada por Nestor Cambuí, Neto de Paula e Luciano Passos, foram completar o grupo de presentes. Vale ressaltar que a população e visitantes comemoraram a inauguração do sistema do Iguape com churrasco, ao som da banda Fogo de Monturo, que fez a prévia do tradicional São Pedro do distrito, que aconteceu no sábado (4).

Jornal da Chapada

1 / 8
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas