Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: “Histórias na Cabana” chega a Lençóis com atividades para crianças e adultos

foto3
A estrutura itinerante do projeto “Histórias na Cabana” já circulou por Palmeiras, Campos de São João, Andaraí, Bom Jesus da Pecuária, Igatu e fica em Lençóis entre os dias 7 e 12 de julho | FOTO: Reprodução |

Uma pequena e intimista cabana de tecido e madeira é montada ao ar livre e desperta o interesse de quem está por perto. O público, normalmente formado por crianças e jovens, é convidado a entrar e ouvir histórias de diferentes origens e etnias, sempre ligadas às tradições populares. A estrutura itinerante do projeto “Histórias na Cabana” já circulou por Palmeiras, Campos de São João, Andaraí, Bom Jesus da Pecuária, Igatu e fica em Lençóis entre os dias 7 e 12 de julho. A cabana será montada no Remanso no dia 7 de julho e no dia 8 é a vez de Tanquinho conhecer o projeto. A Praça Maestro Clarindo Pacheco (Praça de Nequinha) recebe a cabana no dia 9.

Já nos dias 10 e 11 de julho, os professores e artistas de Lençóis poderão experimentar uma jornada pela arte da contação de histórias, através de uma oficina prático-teórica que inclui exercícios cênicos, vocais e reflexões teóricas. O encerramento do projeto será no dia 12 com exposição de fotos e uma roda aberta de contação de histórias, momento em que os participantes da oficina são convidados a contar também, desta vez fora da cabana.. As atividades são gratuitas e as inscrições para as oficinas estão abertas.

| IMAGEM: Divulgação |

“Histórias na Cabana” busca valorizar a narrativa oral, tanto através dos contadores de histórias contemporâneos que conduzem as ações, quanto através das histórias locais reveladas durante as experiências. A arte de contar histórias é ancestral e vem sendo transmitida de geração em geração em todo o mundo. A proposta de Ana Luiza Reis, contadora de histórias e idealizadora do projeto, é “transpor, de maneira simples e breve, a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado.” O projeto é apoiado financeiramente pela Secretaria de Cultura do Estado, através do Edital Demanda Espontânea 2014.

Programação:
07/07 (terça) – Cabana no Remanso a partir das 16:30h
08/07 (quarta) – Cabana em Tanquinho a partir das 15:30h
09/07 (quinta) – Cabana na Praça Maestro Clarindo Pacheco (Nequinha) a partir das 18h

Atividade de formação:
Data: 10 e 11 de julho (manhã e tarde)
Local: Espaço Nossas Raízes
Inscrições com Raquel (75 9979-8609)

Encerramento:
12 de julho na Praça Maestro Clarindo Pacheco (Praça de Nequinha) a partir das 18h

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas