Ícone do site Jornal da Chapada

Não existe espaço político vazio, diz Suíca sobre situação de Conselhos Tutelares em Salvador

foto
O vereador Luiz Carlos Suíca | FOTO Divulgação |

O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), disse, nesta terça-feira (7), que os políticos da direita na Bahia estão utilizando de ferramentas criadas pelo Partido dos Trabalhadores para fazer política e neutralizar as ações da sigla. “Algumas instituições que fizeram campanha para Pelegrino agora estão mais próximas do prefeito ACM Neto, daqui a pouco vão querer dizer que os movimentos populares estão apoiando a atual gestão da capital. E isso acontece em diferentes setores”, informa Suíca. Para o edil petista, até os Conselhos Tutelares estão sendo utilizados como forma de propagar a política da atual administração de Salvador.

“Estão instruindo agora as lideranças a se inscreverem no Conselho para atuar como agentes políticos deles nessas comunidades. O PT se descuidou disso, os caras estão trabalhando em cima de nossas falhas, porque não existe espaço político vazio”, aponta. De acordo com Suíca, o que os Conselhos Tutelares precisam é de melhorias estruturais. “É necessário equipamentos; capacitação dos conselheiros; autonomia, sem vinculação política, sem instituições nem governo interferindo em indicações dos candidatos. Porque aí acaba os conselheiros não fazendo o seu papel”.

O parlamentar municipal diz ainda que o golpe regimental que aprovou a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos foi um tiro no pé e, que é preciso orientar melhor a sociedade. “Defendo uma reforma no Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] para aumentar o tempo de permanência do jovem infrator nas instituições. O ECA cria os Conselhos Tutelares, que estão todos acabados, sem estrutura, sem capacidade, com os conselheiros sem capacitação ou sem força para fazerem os seus trabalhos”, completa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas