Ícone do site Jornal da Chapada

Mais um partido convida o prefeito ACM Neto para se filiar pensando em 2016

Prefeito de Salvador, ACM Neto |FOTO: Divulgação |

foto
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) | FOTO: Reprodução |

Um dia depois de a cúpula petebista baiana se reunir colocando um ponto final na divergência interna por conta da possibilidade de fusão com o DEM de ACM Neto e até mesmo anunciar o nome do vereador Edvaldo Brito como aposta para as eleições de 2016, a executiva nacional cria nova polêmica. O secretário-geral do PTB e deputado estadual por São Paulo, Campos Machado, confirma ter encaminhado um e-mail ao prefeito de Salvador onde põe o PTB à disposição dele. Segundo Campos Machado, o alcaide soteropolitano ainda não respondeu a mensagem, mas disse acreditar que as respostas deverão chegar pela educação do prefeito. O deputado estadual de São Paulo contou ter ficado impressionado com o perfil de Neto durante as articulações para a fusão, “enterrada” de vez no início de julho. “É um rapaz rápido, fino e interessado”, afirmou.

Nos bastidores políticos, afirma-se que as negociações do prefeito com o PMDB não estão boas e poderá haver uma desistência em breve por parte de Neto, principalmente depois dessa turbulência que a sigla estaria vivendo com o envolvimento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, na Operação Lava Jato sob a acusação de pedir propina de R$ 5 milhões. Contudo, o deputado federal Antonio Brito, filho do vereador Edvaldo Brito, afirma que desconhece qualquer informação nesse sentido.

“Mas acredito que ele não aceitará, até mesmo por causa da demora da conversa. Se em dez dias não respondeu, então…”, disse, acrescentando que o PTB na Bahia permanece unido com o deputado federal Benito Gama – um dos articuladores da fusão a nível estadual, com o presidente da sigla na Bahia, Jonival Lucas, e com seu pai, vereador e jurista Edvaldo Brito. “E apoiando o governador Rui Costa”, destacou, para distanciar qualquer tipo de especulação política sobre a possibilidade de Neto migrar para seu partido.

Questionado se com a migração de Neto para o PTB, a possibilidade de candidatura do pai ou do filho iria por água a baixo, o parlamentar preferiu não comentar. “Nós estamos tratando o crescimento do PTB, não tratamos sobre hipótese ou especulação. Não temos nenhum conhecimento disso, portanto vamos continuar crescendo o nosso partido”. O vereador tem buscado, inclusive, estar ao lado do governador Rui Costa, acompanhando-o em ordens de serviço de construção de encostas na capital baiana. O vereador Edvaldo Brito também descartou essa possibilidade e reforçou sua candidatura para prefeito.

“Acredito que tenha sido para um apoio futuro esse convite, o que dependeria dos órgãos partidários regionais e locais. Em 2016, o PTB já lançou a minha candidatura, mas eu tenho dito que não existe candidato de si mesmo. Então temos que aguardar a decisão definitiva do partido. O que o partido quer demonstrar é que tem quadros. Dos que se declararam expressamente foram Antonio Brito e eu”, pontuou.

Congresso
O encontro dos petebistas na última quarta-feira serviu também para limpar mais os caminhos que o PTB pretende trilhar ao lado do governo da Bahia, mesmo depois da turbulenta negociação de fusão com o DEM. Um dos articuladores, o deputado Benito Gama, esteve no encontro e teria ficado desconcertado ao ser questionado sobre o fato de ter uma filha com cargo na administração municipal, apoiar a fusão e estar agora com Rui Costa.

Conforme o deputado federal Antonio Brito, o encontro foi extremamente positivo e conseguiu trazer mais de 60 cidades para o Hotel Fiesta no Itaigara. “Cidades do Recôncavo vieram em peso. Estamos discutindo muito o crescimento do PTB. A fusão é uma página virada. Estamos motivados com essa união. Nosso partido está seguindo naturalmente, juntos, Edvaldo, Benito, Jonival, eu e o PTB Mulheres”. Matéria extraída da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas