Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir pede mais avanço nas políticas públicas para mulheres negras

valmir
O deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Reprodução/Agência Câmara |

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado neste sábado, 25 de julho, é também um momento para seguir cobrando mais políticas públicas para as mulheres negras do país, mais equidade salarial em relação aos homens e uma maior participação também na política. A afirmação é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que reconhece os avanços do Estatuto da Igualdade Racial no estado, mas lembra que é preciso seguir buscando novos meios de diminuir a desigualdade.

“O governo baiano tem atuando neste sentido, avançando por meio da Sepromi [Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial] no empoderamento das mulheres e da juventude negra do estado para criarem suas próprias políticas, dando maior visibilidade aos programas e projetos culturais para valorizar a cultura de matriz africana”, informa o parlamentar petista.

Para Valmir, a atuação da mulher na política é necessária cada vez mais no país. Recentemente, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) ajuizou representações contra 10 partidos que não fizeram qualquer referência à participação da mulher na política ou não atingiram a cota necessária nas propagandas veiculadas no primeiro semestre de 2015. “É o ideal para a desigualdade de gênero no país esse mecanismo da justiça, o que auxilia até na próxima eleição. Isso deve estimular também as mulheres a se filiarem ou atuarem na política. Acredito que o PT já entendeu isso, já tem a paridade interna e precisa seguir agora promovendo verdadeiramente a participação feminina”, completa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas