Ícone do site Jornal da Chapada

Estudantes participam das etapas escolares do Festival da Canção

foto
O maior projeto de arte musical da rede estadual de ensino acontece, em novembro de 2015, como parte do Encontro Estudantil, em Salvador | FOTO: Secom/Arquivo |

Os alunos estão fazendo ecoar pelas escolas da rede estadual as músicas de diferentes estilos, como samba, pop rock, funk, reggae, forró, hip hop e axé. Eles participam, por meio de suas composições e melodias, das etapas escolares do Festival Anual da Canção Estudantil (Face). O maior projeto de arte musical da rede estadual de ensino acontece, em novembro de 2015, como parte do Encontro Estudantil, em Salvador. Na sexta-feira (24), os estudantes do Colégio Normal São Pedro, no município de Macarani, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Itapetinga (NRE 08), participaram da seletiva que atraiu familiares, músicos locais e convidados da comunidade, com direito a torcidas organizadas.

Estudantes do 3º ano, Bruno Ângelo e Mateus Porto apresentaram a composição ‘Raça’, de autoria deles. Bruno cita a importância do Face no sentido de despertar, ainda mais, o seu interesse pela música. “O projeto nos dará mais reconhecimento e oportunidades para mostrar nosso talento”. Para Luiz Fernando de Souza, que compôs a música ‘Filhos da Terra’, participar de todo o processo de composição estimulou o aprendizado de forma geral. “Acho gratificante poder compartilhar minha música com outros colegas de outras escolas, que também compõem e cantam através do Face”.

Arte musical
Segundo a diretora da unidade, Regina Bárbara Santana Oliveira, os alunos vinham trabalhando na produção das canções desde o início do ano letivo. “De forma interdisciplinar, eles criaram poesias que foram transformadas em canções. Usaram toda a criatividade [ao compor] as melodias e escolha dos arranjos”. Os selecionados na etapa escolar concorrem na etapa regional, programada para o dia 18 de setembro, na sede do Núcleo Regional, em Itapetinga.

A fase de seleção do Festival da Canção Estudantil acontece em 1.157 escolas da rede estadual, nos 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs). O Face é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e ocorre desde 2008. O projeto de caráter educativo, artístico e cultural promove a participação e o envolvimento dos estudantes na arte musical, na criação de canções e na realização de festivais.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas