Ícone do site Jornal da Chapada

Pesquisa aponta vantagem de Zé Ronaldo em Feira de Santana; Zé Neto aparece com 13% das intenções

foto2
O atual prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM) | FOTO: Reprodução |

Pesquisa divulgada pela Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp) sobre a corrida eleitoral em Feira de Santana mostrou um cenário favorável à reeleição do atual prefeito Zé Ronaldo (DEM). Nos dados que a reportagem teve acesso, o atual gestor feirense aparece na frente, com 42% da preferência do eleitorado no levantamento estimulado, quando é informado o nome do possível candidato. O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), que disputou o pleito municipal em 2012 e foi derrotado pelo democrata, aparece com 13% das intenções.

Dois outros nomes incluídos na relação de possíveis postulantes, o deputado Carlos Geílson (PTN) e o ex-deputado Colbert Martins (PMDB) aparecem com 10% das intenções. O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) vem em seguida com 8% e o deputado federal Jonatas Monteiro, do Psol, também pontua e crava 3%. Brancos e Nulos somam 8% e Não Sabem ou não responderam somam 7%. A Babesp ouviu 503 eleitores em todo o município durante a semana.

Em Feira, os dois deputados mais bem votados nas eleições de 2014 foram Zé Neto, com 41,9 mil votos, e Carlos Geílson, com 35,2 mil sufrágios. Mas, o parlamentar, que já anunciou a saída do PTN e deve ir para o PSDB, não deverá disputar o pleito no ano que vem. “É uma semente plantada para o futuro. Eu nunca disse que sou candidato, mas só de você ser lembrando por pessoas que aprovam o seu mandato é sinal que nosso trabalho está sendo reconhecido pela população de Feira de Santana”, comemorou Geílson, em entrevista à Tribuna. O deputado aguarda a desfiliação do partido comandado pelos Bacelar para oficializar seu ingresso em ninho tucano.

Já Zé Neto afirma que pesquisa não é tudo, mas serve para fazer análises do possível cenário na corrida pela prefeitura da segunda maior cidade do estado. “Apesar de estar muito longe já é um bom começo. O único que já é candidato é ele [Zé Ronaldo]. Tem muita coisa que ele não está correspondendo. Tem muita coisa para acontecer até o ano que vem”, minimizou o petista, ao atribuir o atual cenário à crise que o governo da presidente Dilma Rousseff e o PT vivem. “Vamos superar tudo isso. Setembro em diante acredito que os cenários vão começar a mudar”, avaliou Zé Neto.

Mais votado em Feira nas eleições de 2014 para deputado federal, com 46,6 mil votos, mas não eleito, Colbert Martins (PMDB) aparece com 10% das intenções, conforme a Babesp, empatado com Carlos Geílson. O peemedebista disputou as eleições em 2008, mas foi derrotado pelo então candidato de Zé Ronaldo, Tarcisio Pimenta, atualmente adversário do democrata. Hoje, o PMDB é aliado do prefeito democrata, tem o vice-prefeito, Luciano Ribeiro, e deve manter a aliança no pleito municipal do próximo ano.

Outro que se destacou nas urnas na Princesa do Sertão foi o deputado eleito Irmão Lázaro (PSC). O parlamentar obteve 25,9 mil votos em Feira em 2014. Ligado à Assembleia de Deus, maior segmento evangélico do país, Lázaro depende do aval do partido, que também mantém aliança com o prefeito Zé Ronaldo. O parlamentar, que também é famoso cantor de música gospel, já deixou claro que o partido é quem decide seu futuro em Feira de Santana.

Em um segundo cenário quando aparecem apenas os nomes de Zé Ronaldo, Zé Neto e Jhonatas Monteiro, a Babesp aponta que o prefeito sobe na estimulada e crava 51%. O deputado petista também cresce e vai para 16%. O pessolista pula para 10%. Nulo marca 13% e Não sabem ou não responderam 10%. “Claro que você vê a pesquisa e você fica feliz. Mas não estou pensando em política. Estou focado em administrar a cidade. Política a gente discute no ano que vem. Vejo nomes como Geilson, Colbert e Lázaro, que são amigos, mas não vamos misturar isso agora. Seria precipitado”, disse Zé Ronaldo. A reportagem tentou falar com Jonh Rasta, do Psol, como é conhecido, mas o seu celular estava desligado. A matéria foi extraída na íntegra do site da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas