Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Marcionílio Souza comemora 53 anos de emancipação nesta segunda

foto
O deputado estadual Carlos Geilson apresentou uma moção de congratulações ao município na Assembleia Legislativa da Bahia | FOTO: Reprodução |

Integrante do Território de Identidade da Chapada Diamantina, o município de Marcionílio Souza comemora 53 anos de emancipação político administrativa nesta segunda-feira (27). Para homenagear a população deste município tão importante, o deputado estadual Carlos Geilson apresentou uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia. “Na data em que Marcionílio Souza comemora a sua emancipação político-administrativa, saúdo e parabenizo os tão queridos marcionilenses por serem responsáveis pelo crescimento local, desejando que esta população colha os melhores frutos pelo empenho que dedica à cidade”, afirmou o parlamentar.

Com uma população de quase 11 mil habitantes (IBGE 2014), o município começou a se formar de um simples povoado chamado de Tamburi. Relatos afirmam que esse nome é em alusão a uma árvore citada como referência pelos tropeiros que passavam por seu território. Durante um período, a localidade foi distrito subordinado ao município de Maracás. Com os passar dos anos, o lugar cresceu e conquistou sua autonomia com o nome de Marcionílio Souza através da lei estadual nº 1761, de 27 de julho 1962. Conta-se que o nome é uma homenagem a um coronel que viveu na região. A economia local tem entre seus componentes o comércio de animais, realizado pelos pequenos proprietários de terras do município.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas