Ícone do site Jornal da Chapada

Governo negocia com terceirizados e promete resolver situação de salários atrasados

foto4
Trabalhadores terceirizados e governo baiano se reúnem para debater demandas sindicais | FOTO: Divulgação/Sindilimp |

Os trabalhadores terceirizados iniciam a volta às atividades gradativamente nesta terça-feira (28), após reunião entre representantes do governo baiano e do Sindilimp, sindicato que representa os servidores com salários atrasados e com subtração de direitos das empresas contratadas. A informação foi confirmada pela diretoria da entidade e apontada pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) como “um avanço na relação entre os terceirizados e o Estado”. O edil petista considera que a ação poderia ter acontecido anteriormente e sem a necessidade de conflito. “A reunião foi produtiva e o governo garantiu que vai interceder para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e que as empresas sejam enquadradas na Resolução Normativa nº 15, que diz que quando uma empresa não pagar os vencimentos no 5º dia útil, o Estado vai pagar direto, sem precisar da intermediação do Ministério Público do Trabalho”, afirma Suíca.

O vereador petista ainda diz que, no governo Wagner, apesar de todos os problemas, nunca os trabalhadores foram recebidos com polícia. “Ele sempre escalava uma pessoa para negociar. O governo poderia ter evitado a prisão de uma coordenadora sindical, poderia ter dialogado e resolvido. Como temos compromisso com os trabalhadores, entendemos que a reunião foi positiva, porque saiu com resoluções para resolver verdadeiramente a vida daqueles que cuidam de vidas. É louvável o governo ter gente como Edelvino Góes, entre outros servidores técnicos e com habilidade política para dialogar com os movimentos, com o espírito público e coletivo”.

O vereador Luiz Carlos Suíca durante reunião do governo com o Sindilimp | FOTO Divulgação |

A reunião desta terça foi conduzida pelo secretário de Administração, Edelvino da Silva Góes Filho, e representantes da Secretaria de Relações Institucionais, Ivan Alex e Martiniano Costa. O secretário estadual apresentou a resolução e garantiu a criação do Grupo de Trabalho (GT) com o Sindilimp, o Estado e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) para tratar o assunto dos terceirizados diretamente. O GT será instalado no dia 4 de agosto. “Eles garantiram que as empresas pagarão de imediato, que até às 21h de hoje vão pagar os salários”, completa a coordenadora geral do Sindilimp, Ana Angélica Rabello. No encontro, ainda ficou decidido que o sindicato passará a lista das empresas de novos contratos nos quais está sendo aplicada a Lei Anticalote, regulação que não resolve o problema do salário, mas garante o FGTS dos trabalhadores.

Conforme adianta a coordenadora do Sindilimp, as empresas que quiserem migrar para esse processo da Lei Anticalote podem, mas têm muitas que estão resistindo, e só duas migraram. “Mas os contratos a partir de abril já estão em vigor com esta lei. Os trabalhadores retornarão aos seus postos, se tiverem condições de voltar, que não é o caso, pois não têm dinheiro para transporte. Em algumas empresas os trabalhadores começaram a informar para a gente que já estão recebendo, o salário já está na conta. Há uma orientação para que a gente possa fazer um esforço para que os trabalhadores abram conta no Banco do Brasil, que isso fica mais fácil, porque as empresas recebem por esse banco”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas