Ícone do site Jornal da Chapada

Técnicos do governo visitam a Chapada Diamantina para elaborar plano para novas centrais de abastecimento de água

foto
Técnicos da SIHS conheceram de perto duas Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Saneamento existentes no estado, uma em Jacobina e outra em Seabra | FOTO: Divulgação/SIHS |

Dando mais um passo em prol da sustentabilidade aos sistemas de abastecimentos de água, em especial os doados às prefeituras municipais que encontram-se sucateados, técnicos da Secretaria Estadual da Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) conheceram de perto as duas Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Saneamento existentes no estado – Jacobina e Seabra -, de forma a fortalecê-las e concluir plano de ação para implantação de novas centrais nas comunidades rurais. De acordo com o secretário, Cássio Peixoto, a SIHS agora entra no processo de estudo de viabilidade econômica e densidade territorial para posteriormente mapear as associações existentes e agrupá-las às novas centrais.

“Priorizando tirá-las do papel com todo apoio do governo por meio da Cerb, Agersa, Embasa e consultores disponibilizados pelo Sebrae, mas com a meta de torná-las autossuficientes. Afinal, nosso desafio junto ao saneamento rural é enorme e, exatamente por isso, queremos que esse modelo das Centrais de Associações Comunitárias ganhem perfis empresariais sólidos e que possam, num futuro próximo caminhar sozinhos, oferecendo capacitação, emprego e renda para as regiões dispersas”.

Conforme o diretor de Saneamento Rural, José Carlos Bastos Nascimento, que coordenou as visitas à Jacobina e Seabra, após visitar as comunidades envolvidas, dialogar com os moradores, operadores do sistema e presidentes das associações, ele pôde comprovar o porque das unidades ganharem o prêmio concedido pelas Nações Unidas em reconhecimento à qualidade do serviço público prestado. “Trata-se de um modelo eficiente e que só tem a somar. Portanto, saímos satisfeitos e certos que a ampliação por toda Bahia ocorrerá com sucesso”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas